
A Rede Interuniversitária de Internacionalização do Conhecimento, orientada ao Comércio Internacional, ao Desenvolvimento e à Integração Regional (Red CIDIR), iluminada pela longa trajetória de cooperação e o espírito de fortalecimento das instituições e da vida nesta região de fronteira, é liderada por universidades que integram prioritariamente o território das missões jesuítico-guaranis entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.
Enquanto região, com forte impacto das relações fronteiriças, muitas iniciativas de cooperação internacional foram protagonizadas, tanto no âmbito das universidades quanto de outras instituições estatais e da sociedade civil organizada.
A constituição formal da Rede, motivada e articulada no âmbito da Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai (FEBAP), expressa a disposição e necessária maior institucionalização das relações de cooperação no campo das universidades.
A Red CIDIR, constituída via Convênio em 15 de dezembro de 2006, tem por objetivo impulsionar um espaço de intercâmbio de conhecimentos, práticas e experiências entre universidades, docentes, investigadores, profissionais, empresas e outras entidades.
Além disso, busca fomentar a pesquisa e a difusão de estudos sobre os temas do comércio internacional, o desenvolvimento e a integração regional, fortalecendo as potencialidades nos territórios e a melhoria da qualidade de vida na região.
Na visão de Castells, a sociedade contemporânea tende a generalizar as relações econômicas, sociais, políticas e culturais a partir da ideia de rede, entendida como uma continuidade de elementos que se cruzam e entrelaçam, estabelecendo ligações entre eles e produzindo fortes laços de comunicação, conexão, convergência, interdependência e cooperação.
Entende-se que as Instituições de Ensino Superior (IES) presentes neste espaço da grande região do antigo território jesuítico-guarani possuem identidades que se aproximam e dialogam entre si, podendo constituir-se em rede para facilitar a dinâmica das relações e das interações, potencializando suas ações individuais e coletivas nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração universitária.
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