A Responsabilidade Estatal Na Garantia Do Direito Fundamental Social À Educação

A presente obra tem o intuito de analisar o papel do Estado, sua atuação e responsabilidade na efetivação do Direito Fundamental Social à Educação.

A presente obra tem o intuito de analisar, primeiramente, o papel do Estado, sua atuação e responsabilidade na efetivação do Direito Fundamental Social à Educação, apresentando a positivação do direito na Constituição Federal de 1988 e analisando os princípios indispensáveis que devem ser observados na atuação estatal, tanto no acesso ao ensino superior, quanto na sua responsabilidade fiscalizatória em relação à qualidade de ensino superior, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação.

Na segunda parte da pesquisa será examinado o papel do Estado na instauração de políticas públicas e analisada a abrangência destas políticas. Por meio de dados oficiais a pesquisa visa averiguar se o Estado vem agindo de forma eficaz na supervisão e garantia de acesso da sociedade em geral ao ensino superior, bem como, se propõe a demonstrar o papel e a atuação do Setor Privado neste direito Fundamental Social.

Para desenvolver a pesquisa foi utilizado o método indutivo, os procedimentos foram o monográfico e estatístico, empregando a técnica de documentação indireta por meio da pesquisa bibliográfica e análise de dados oficiais. Em suma, conclui-se que ambas as políticas públicas de inclusão social instituídas pelo Estado possuem uma baixa representatividade em relação ao total de matrículas no ensino superior privado, não cumprindo sua finalidade.

Percebe-se também que o Estado está demonstrando claramente uma atuação ineficiente tanto em seu papel de supervisão quanto na garantia de acesso ao ensino superior privado, deixando de efetivar o direito fundamental social à educação no âmbito do ensino superior.

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Na segunda parte da pesquisa será examinado o papel do Estado na instauração de políticas públicas e analisada a abrangência destas políticas. Por meio de dados oficiais a pesquisa visa averiguar se o Estado vem agindo de forma eficaz na supervisão e garantia de acesso da sociedade em geral ao ensino superior, bem como, se propõe a demonstrar o papel e a atuação do Setor Privado neste direito Fundamental Social.

Para desenvolver a pesquisa foi utilizado o método indutivo, os procedimentos foram o monográfico e estatístico, empregando a técnica de documentação indireta por meio da pesquisa bibliográfica e análise de dados oficiais. Em suma, conclui-se que ambas as políticas públicas de inclusão social instituídas pelo Estado possuem uma baixa representatividade em relação ao total de matrículas no ensino superior privado, não cumprindo sua finalidade.

Percebe-se também que o Estado está demonstrando claramente uma atuação ineficiente tanto em seu papel de supervisão quanto na garantia de acesso ao ensino superior privado, deixando de efetivar o direito fundamental social à educação no âmbito do ensino superior.

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