O livro Interfaces Das Políticas Públicas E Desenvolvimento reúne trabalhos que resultam das pesquisas de professores e pesquisadores de diversas instituições, e que têm por objeto de estudo a questão das políticas públicas e desenvolvimento.
As abordagens metodológicas utilizadas se voltam para a transversalidade e para a interdisciplinaridade, o que possibilita o entendimento da complexidade dos fenômenos pertinentes à temática abordada.
Dessa forma, esses trabalhos se destacam pelas reflexões sobre temas relativos às políticas públicas e o meio ambiente, turismo, espaço, inovação tecnológica, inovação social, inclusão social, política educacional, políticas de cultura, esporte e lazer, ambiência inovadora e economia solidária.
Demonstram a sensibilidade e conhecimento dos autores no sentido de descortinar problemas que se constituem em desafios para o desenvolvimento.
O trabalho intitulado Políticas públicas e os riscos à saúde ambiental no entorno dos empreendimentos turísticos e hoteleiros tem como objetivo analisar os riscos à saúde ambiental das comunidades que habitam o entorno dos empreendimentos hoteleiros, com ênfase no litoral nordestino e norte da Bahia.
A temática das Regiões Metropolitanas, com enfoque sobre a de Salvador, resgatando conceitos tradicionais da Geografia para avaliar os dados mapeados, é tratada no trabalho Contribuição geográfica à interpretação da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A questão do incentivo à inovação é tratada no artigo Política de incentivo à inovação na Bahia: uma análise das ações de fomento aos núcleos de inovação tecnológica.
Experiências de políticas de inovação social em Portugal: um desafio para o século XXI é o trabalho que traz contribuições relativas à definição de inovação social como sendo a criação de melhores formas, ações e/ou políticas participativas.
Políticas Públicas de Inclusão Social: uma análise à luz da gestão do conhecimento, do capital social e do desenvolvimento é o trabalho que objetiva analisar as interrelações entre as concepções das políticas públicas de inclusão social à luz da gestão do conhecimento.
Padronizar para quem? A padronização de estrutura física de escolas municipais sem considerar identidade de território local parte do Decreto Municipal nº 24.361, que estabelece o padrão de qualidade SMED – Secretaria Municipal de Educação.
O trabalho intitulado Avaliação em políticas públicas: um olhar na gestão de projetos na cultura do esporte e lazer se propõe a apresentar um olhar de como ocorrem os projetos na área da cultura do esporte e lazer que vêm sendo apontados na agenda pública desse setor.
A discussão sobre o carnaval carioca associada às trajetórias políticas é o tema do trabalho A construção do carnaval carioca: trajetórias das políticas públicas para uma festa espetacular.
Desenvolvimento de pequenas empresas: um estudo da ambiência inovadora, tem por objetivo analisar a dimensão ambiência inovadora das pequenas empresas do setor de vestuário, calçados, beleza e livros para o segmento infantil em Salvador – BA.
A expectativa é que Interfaces Das Políticas Públicas E Desenvolvimento amplie a discussão dos problemas aqui tratados e agregue conhecimentos que contribuam com a construção coletiva de soluções que possibilitem uma dinâmica inovadora no trato das políticas públicas e do desenvolvimento.