Reflexões Sobre A Representação Do Racismo No Cinema Brasileiro

Ana Crhistina Vanali & Celso Fernando Claro de Oliveira - Reflexões Sobre A Representação Do Racismo No Cinema Brasileiro

A atual sociedade brasileira, longe de ser o oásis da democracia racial, apregoado por alguns teóricos, é território fértil para as mais diversas formas de desigualdade.

Herdeira de uma escravidão criminosa e cruel, trata-se de uma sociedade na qual poucos se assumem racistas, porém muitos reconhecem atitudes racistas em seu entorno.

Conhecer nossas raízes e repensar nossa realidade representam o único meio possível para a uma sociedade justa e igualitária. No material que temos em mão, os autores apresentam importante contribuição nesta direção.

Através da arte cinematográfica e sua história, Reflexões Sobre A Representação Do Racismo No Cinema Brasileiro convida a pensar a realidade nacional sob aspectos tradicionalmente desvalorizados no mundo acadêmico.

Reflexões Sobre A Representação Do Racismo No Cinema Brasileiro, traz um relevante e rico material de apoio aos professores e professoras que em sala de aula, implementam a necessária Lei Federal 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da herança africana e indígena no Brasil.

Desconsiderar o problema do racismo no Brasil é ser conivente. É permitir que a desigualdade se perpetue. Reconhecê-lo, conhecê-lo e discuti-lo constitui o primeiro passo rumo a uma sociedade livre!

Parabéns a ambos pela coragem de enfrentar este desafio urgente e necessário em uma sociedade que “não se julga racista”.

Ana Crhistina Vanali é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Professora de Sociologia do Colégio da Polícia Militar do Paraná Professora da Faculdades da Indústria (Sistema FIEP).

Celso Fernando Claro de Oliveira é graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar) Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos de História e Cinema (NEHCINE) da UFSC Professor no IFPR – Campus Capanema/PR.

 

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A atual sociedade brasileira, longe de ser o oásis da democracia racial, apregoado por alguns teóricos, é território fértil para as mais diversas formas de desigualdade.

Herdeira de uma escravidão criminosa e cruel, trata-se de uma sociedade na qual poucos se assumem racistas, porém muitos reconhecem atitudes racistas em seu entorno.

Conhecer nossas raízes e repensar nossa realidade representam o único meio possível para a uma sociedade justa e igualitária. No material que temos em mão, os autores apresentam importante contribuição nesta direção.

Através da arte cinematográfica e sua história, Reflexões Sobre A Representação Do Racismo No Cinema Brasileiro convida a pensar a realidade nacional sob aspectos tradicionalmente desvalorizados no mundo acadêmico.

Reflexões Sobre A Representação Do Racismo No Cinema Brasileiro, traz um relevante e rico material de apoio aos professores e professoras que em sala de aula, implementam a necessária Lei Federal 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da herança africana e indígena no Brasil.

Desconsiderar o problema do racismo no Brasil é ser conivente. É permitir que a desigualdade se perpetue. Reconhecê-lo, conhecê-lo e discuti-lo constitui o primeiro passo rumo a uma sociedade livre!

Parabéns a ambos pela coragem de enfrentar este desafio urgente e necessário em uma sociedade que “não se julga racista”.

Ana Crhistina Vanali é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Professora de Sociologia do Colégio da Polícia Militar do Paraná Professora da Faculdades da Indústria (Sistema FIEP).

Celso Fernando Claro de Oliveira é graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar) Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos de História e Cinema (NEHCINE) da UFSC Professor no IFPR – Campus Capanema/PR.

 

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