Marcas De Proveniência Bibliográficas

A obra colabora para ampliar o leque de possibilidades de investigação sobre marcas de proveniência bibliográficas no âmbito da Biblioteconomia brasileira.

Quando adquirimos um livro, nossa vontade de ler ou guardá-lo na nossa coleção faz com que, muitas vezes, pequenos detalhes presentes na obra não sejam percebidos. Mas, em muitos exemplares, especialmente naqueles adquiridos de segunda mão, percebemos certas particularidades, como um pequeno pedaço de papel colado na parte interna do livro: um ex-libris, uma etiqueta de livraria ou de um livreiro, ou, ainda, carimbos, assinaturas, desenhos manuscritos, monogramas, entre outras marcas que nos fazem percorrer o caminho por onde aquela obra passou, e que nos ajudam a recontar a história daquele livro.

Podemos considerar que o livro, em sua forma física, também é uma força humanizadora que perpassa essas três dimensões. Na psicológica, observamos os colecionadores e bibliófilos, permanentemente, na busca insana pela nova obra de sua coleção, na tentativa de saciar suas fantasias e desejos. Na dimensão formadora, o livro leva o indivíduo a se tornar especialista nas áreas de seu interesse, sempre em busca de novos conhecimentos sobre os itens adquiridos, sobre editores, iluminadores, encadernadores, marcas de proveniência etc., educando-se dentro da sua comunidade.

E, por último, mas talvez a mais importante, a dimensão social: por meio dos livros são guardados, por centenas de anos, em bibliotecas privadas e de instituições particulares ou públicas, os conhecimentos que nos permitem recuperar a nossa própria história, conhecer a nossa sociedade e a nossa identidade enquanto seres humanos, culturais e sociais que somos.

Marcas De Proveniência Bibliográficas: Um Estudo Sobre Os Ex-Libris tem suas origens em uma pesquisa realizada durante o ano de 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória (GEPIM), no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na época, as autoras eram aluna e professora. Agora, parceiras de pesquisa e colegas de profissão.

O estudo empreendido teve como universo de pesquisa um tipo específico de marca de proveniência bibliográfica: o ex-libris. A obra que aqui apresentamos traz os resultados deste estudo e encontra-se estruturada da seguinte maneira: o Capítulo I apresenta uma introdução ao tema, levando em consideração o livro como artefato cultural e destacando a importância da Bibliologia, da Bibliografia e da Codicologia para as pesquisas de proveniência bibliográfica. O Capítulo II inclui uma revisão de literatura sobre o ex-libris: abrange aspectos históricos, os usos da marca ao longo do tempo, diferentes classificações, evolução das técnicas de criação e das temáticas utilizadas nas composições dos mesmos. No Capítulo III, apresentamos uma lista de fontes de informação sobre o ex-libris, nacionais e estrangeiras.

Esperamos que esta publicação possa contribuir com os estudos da área, colaborando para ampliar o leque de possibilidades de investigação sobre marcas de proveniência bibliográficas no âmbito da Biblioteconomia brasileira.

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A obra colabora para ampliar o leque de possibilidades de investigação sobre marcas de proveniência bibliográficas no âmbito da Biblioteconomia brasileira.

Quando adquirimos um livro, nossa vontade de ler ou guardá-lo na nossa coleção faz com que, muitas vezes, pequenos detalhes presentes na obra não sejam percebidos. Mas, em muitos exemplares, especialmente naqueles adquiridos de segunda mão, percebemos certas particularidades, como um pequeno pedaço de papel colado na parte interna do livro: um ex-libris, uma etiqueta de livraria ou de um livreiro, ou, ainda, carimbos, assinaturas, desenhos manuscritos, monogramas, entre outras marcas que nos fazem percorrer o caminho por onde aquela obra passou, e que nos ajudam a recontar a história daquele livro.

Podemos considerar que o livro, em sua forma física, também é uma força humanizadora que perpassa essas três dimensões. Na psicológica, observamos os colecionadores e bibliófilos, permanentemente, na busca insana pela nova obra de sua coleção, na tentativa de saciar suas fantasias e desejos. Na dimensão formadora, o livro leva o indivíduo a se tornar especialista nas áreas de seu interesse, sempre em busca de novos conhecimentos sobre os itens adquiridos, sobre editores, iluminadores, encadernadores, marcas de proveniência etc., educando-se dentro da sua comunidade.

E, por último, mas talvez a mais importante, a dimensão social: por meio dos livros são guardados, por centenas de anos, em bibliotecas privadas e de instituições particulares ou públicas, os conhecimentos que nos permitem recuperar a nossa própria história, conhecer a nossa sociedade e a nossa identidade enquanto seres humanos, culturais e sociais que somos.

Marcas De Proveniência Bibliográficas: Um Estudo Sobre Os Ex-Libris tem suas origens em uma pesquisa realizada durante o ano de 2019, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória (GEPIM), no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na época, as autoras eram aluna e professora. Agora, parceiras de pesquisa e colegas de profissão.

O estudo empreendido teve como universo de pesquisa um tipo específico de marca de proveniência bibliográfica: o ex-libris. A obra que aqui apresentamos traz os resultados deste estudo e encontra-se estruturada da seguinte maneira: o Capítulo I apresenta uma introdução ao tema, levando em consideração o livro como artefato cultural e destacando a importância da Bibliologia, da Bibliografia e da Codicologia para as pesquisas de proveniência bibliográfica. O Capítulo II inclui uma revisão de literatura sobre o ex-libris: abrange aspectos históricos, os usos da marca ao longo do tempo, diferentes classificações, evolução das técnicas de criação e das temáticas utilizadas nas composições dos mesmos. No Capítulo III, apresentamos uma lista de fontes de informação sobre o ex-libris, nacionais e estrangeiras.

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