
O território sempre nos aparece difuso, sendo visto, tantas vezes, na proximidade que indefine. O mapa, ao contrário, em seus traços efetivos, nos faz divisar o território de maneira a formar um todo entre outros todos, infinitamente, em múltiplos arranjos possíveis.
Se fizemos mapas em todas as épocas históricas e com diferentes teores e origens é, justamente, porque os territórios difusos, vividos e experimentados, nos arrefecem o olhar do campo, nos congelam o horizonte da cultura e dos agentes em seus campos de força e intensidade.
Traços De Um Outro Mapa quer, de forma inequívoca, oferecer ao leitor um possível mapa e um território: o mapa e o território de literaturas contemporâneas das Américas.
Entretanto, Traços De Um Outro Mapa quer, em si, criar a possibilidade de montagem do mapa pelo próprio leitor, ou seja, nosso desejo é reunir estudos críticos de linhagens teóricas diversas sobre autores conhecidos ou não com obras surgidas a partir das últimas décadas, e tudo isto sem esquecer os contornos da tradição, dos campos de cultura e tentando compreender os projetos, políticas e poéticas de cultura contidos em cada autor estudado.
Portanto, o leitor encontrará neste livro, nos vinte ensaios reunidos e preparados por especialistas de diversas universidades de nosso continente, pontos de um mapa e de um território, ficando também a cargo do leitor montá-lo e, até, valorá-lo no que o mapa aponta no território.
Em palavras outras: foram reunidos, em Traços De Um Outro Mapa, ensaios de estudiosos oriundos de diversos contextos culturais, com as proximidades e as distâncias comuns ao exercício crítico.
Não apenas são múltiplas as produções literárias da contemporaneidade analisadas, mas também as perspectivas e edifícios teóricos usados para análise dos autores sugeridos no mapa que desenha um território das literaturas das Américas são também distintos e pluralizados.
No entanto, a multiplicidade que aqui emerge sinaliza territórios e mapas escriturais e existenciais interligados.
Nesta direção, os textos sobre os quais se medita ao longo de Traços De Um Outro Mapa constituem, com suas singularidades, as possibilidades de formulação de um outro mapa e de territórios de literaturas de um tempo, o de nossos dias, nestas terras em que nos formamos e que somos chamados a transformar, percorrer e a retomar espaços e multiplicidades.
