Ensino De Física

Ensino De Física: Experiências, Pesquisas E Reflexões traz textos com conteúdo voltado para a prática pedagógica da Física, dentro da realidade brasileira.

Para ensinar Física é necessário saber Física, mas isso não é suficiente; a apropriação do conteúdo específico dessa disciplina não habilita o indivíduo a saber ensinar tal conteúdo, pois ensinar exige a arte de entrelaçar o saber a ser ensinado com o saber experiencial e o saber de como ensinar, demanda a coreografia de saber se reposicionar e se elevar intelectualmente junto com o aprendiz, requer o desenvolvimento e a comunhão de signos culturais para que a comunicação seja compreensível, requisita mergulhar no outro para se ver naquele que aprende.

E esse jogo comunicacional em torno de um objeto do saber só é construído, cultivado, apreendido, compartilhado e disseminado nos espaços de formação inicial e continuada de professores.

É próprio da formação do(a) Professor(a) o reconhecimento desse jogo e a compreensão de que aquele que ensina e aquele que aprende devem fazer parte de uma mesma coreografia, na qual os movimentos, os percursos, as participações, os objetivos, as produções e os saberes precisam estar sintonizados no enredo dos gestos e discursos de todos os atores educacionais.

O ato de ensinar é histórico, social e político, pois os conhecimentos, os espaços em que se desenvolve o ensino e os atores educacionais estão situados em um tempo e espaço determinados.

Além disso, ensinar é oferecer situações de experiências nas quais quem aprende se constrói como sujeito e influencia na construção da coletividade e todo o processo envolve intencionalidades, priorizações, negociações, decisões, financiamentos, reconhecimento social e valorização salarial da profissão.

Em particular, o ensino de Física apresenta dificuldades que, embora não se restrinjam ao cenário nacional, adquirem conformações singulares no país e que requerem, portanto, análises, planejamentos e soluções a curto e médio prazos.

Um exemplo da peculiaridade dos problemas do ensino de Física está no tema abordado logo no primeiro capítulo desse livro e se refere ao ensino de Física nas escolas do campo.

Embora o objeto de aprendizagem seja universal, os estudantes são singulares em suas vivências, saberes, motivações e, até, em suas perspectivas de vida.

Como tem ocorrido o ensino de Física nessas escolas? Como ensinar Física para esses estudantes?

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E esse jogo comunicacional em torno de um objeto do saber só é construído, cultivado, apreendido, compartilhado e disseminado nos espaços de formação inicial e continuada de professores.

É próprio da formação do(a) Professor(a) o reconhecimento desse jogo e a compreensão de que aquele que ensina e aquele que aprende devem fazer parte de uma mesma coreografia, na qual os movimentos, os percursos, as participações, os objetivos, as produções e os saberes precisam estar sintonizados no enredo dos gestos e discursos de todos os atores educacionais.

O ato de ensinar é histórico, social e político, pois os conhecimentos, os espaços em que se desenvolve o ensino e os atores educacionais estão situados em um tempo e espaço determinados.

Além disso, ensinar é oferecer situações de experiências nas quais quem aprende se constrói como sujeito e influencia na construção da coletividade e todo o processo envolve intencionalidades, priorizações, negociações, decisões, financiamentos, reconhecimento social e valorização salarial da profissão.

Em particular, o ensino de Física apresenta dificuldades que, embora não se restrinjam ao cenário nacional, adquirem conformações singulares no país e que requerem, portanto, análises, planejamentos e soluções a curto e médio prazos.

Um exemplo da peculiaridade dos problemas do ensino de Física está no tema abordado logo no primeiro capítulo desse livro e se refere ao ensino de Física nas escolas do campo.

Embora o objeto de aprendizagem seja universal, os estudantes são singulares em suas vivências, saberes, motivações e, até, em suas perspectivas de vida.

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