
Ensinando E Aprendendo Com A Velhice busca, por meio de uma pesquisa científica, apresentar o ensino da Odontogeriatria, descrevendo, narrando, identificando e analisando os desafios, as práticas, as relações e os sentimentos de um professor universitário na sua atuação como educador para a formação de futuros cirurgiões-
-dentistas.
Acredito que, com a apresentação desta cultura, eu possa ajudar vários professores – nesta mesma situação de acompanhar alunos fora da universidade – a conhecerem seus espaços de trabalho e o ensino da Odontogeriatria ou outra área da saúde.
Diante dessa possibilidade de pesquisa, desenvolvi um estudo autoetnográfico em meu espaço social de trabalho durante o acontecimento da disciplina de Odontogeriatria de 2012 a 2015. Trata-se, portanto, de uma autoetnografia fundamentada no referencial metodológico da autoetnografia interpretativa na qual o pesquisador analisa suas particulares interpretações da relação com o objeto de pesquisa, posicionando tal relação no contexto cultural e histórico vivenciado.
O referido caminho metodológico permitiu uma articulação e interpretação de performances sociais com as experiências vividas na construção de conhecimento sobre algo. Para tanto, minhas experiências e interpretações não foram entendidas como categorias fundacionais e sim construções discursivas que se traduziram de certo modo em narrativas.
Ensinando E Aprendendo Com A Velhice, por meio de um texto autoetnográfico na forma de uma narrativa em primeira pessoa, apresenta alguns dos resultados da referida pesquisa. Tal maneira de escrever foi norteada por estímulos interpretativos baseados em táticas autoetnográficas como snapshots, artefatos e metáforas presentes nos diários de campos, nos memorandos bem como nos momentos e acontecimentos da vivência no espaço social da pesquisa.
Para escrever os textos que se construíram como resultados em um processo cronológico de análise busquei o suporte teórico da perspectiva construcionista social. Desse modo, tudo se construiu em textos narrados, respeitando marcas de oralidade.
