Alexandre Cherman – Diário De Um Fóton
A história do Universo é contada sob o ponto de vista de um de seus habitantes mais antigos: um fóton. Interagindo com um interlocutor humano, que tem também sua história visitada de forma não linear, o fóton em questão narra eventos iniciados no Big Bang e que se desenrolam até o final dos tempos.
A Teoria da Relatividade não teve um batismo feliz…
Seu nome, “relatividade”, não poderia ser mais impróprio, como já protestava seu padrinho no mundo dos homens, Albert Einstein. O jovem Einstein, em 1905, não disse que “tudo é relativo”, ou algo nesta linha de raciocínio. Muito pelo contrário. Se houve um momento solene onde Albert tentou resumir suas ideias em uma frase de efeito, bem… se houve tal marco temporal, Einstein certamente teria dito:
— Nem tudo é relativo.
Pode ser que tenha dito:
— A velocidade da luz é absoluta.
Ou ainda:
— Se há alguma coisa absoluta no Universo, esta coisa é a velocidade da luz.
(Embora eu não acredite na abordagem condicionante desta última afirmação, que começa com um covarde “se”, Albert Einstein sabia muito bem o que estava fazendo. E, na maior parte do tempo, fazia as coisas certas!)
Enfim… nem tudo é relativo. A velocidade da luz é absoluta. Qualquer observador, qualquer laboratório, qualquer sistema de referência, qualquer raio que o parta! deve medir a mesma velocidade para um raio de luz. Não importa a sua velocidade própria! Meça a velocidade de um raio de luz e você sempre obterá o mesmo resultado! É isso que Einstein e tantos outros cientistas menos simpáticos e mais convencionais querem dizer quando dizem que a velocidade da luz é absoluta.
Dito assim, chega até a ser anticlimático!
— É isso a Teoria da Relatividade? Só isso?!?
É isso. Mas não é só isso, porque isso já é muita coisa!
Para que o Universo abrigue esta velocidade absoluta, tanto o espaço como o tempo serão, obrigatoriamente, relativos. Afinal, velocidade nada mais é do que espaço dividido por tempo. Se a velocidade é absoluta, o espaço e o tempo têm que ser maleáveis para permitir isso!
E como o espaço e o tempo se retorcem?

Respostas de 2
Olá
Por favor, disponha o link.
Obrigado
Oi Marcos!
Coloquei o link para download do arquivo em epub. Obrigado pelo aviso.