Contribuições Da Análise Do Comportamento Para A Compreensão Da Leitura E Escrita Vol. I

Este volume aborda aspectos históricos e conceituais relativos à aprendizagem de leitura e escrita sob a perspectiva da Análise do Comportamento.

Este livro faz parte de uma coletânea de dois volumes sobre leitura e escrita. Estes dois volumes apresentam um conjunto de trabalhos derivados dessa colaboração que se concentraram na questão da aprendizagem de leitura e escrita, uma das áreas que envergonham o Brasil.

Neste volume I, 17 pesquisadores, vinculados a seis universidades brasileiras e uma norte-americana, abordam aspectos históricos e conceituais relativos à aprendizagem de leitura e escrita sob a perspectiva da Análise do Comportamento, ciência com forte tradição no Brasil. Procedimentos de ensino, especialmente com o uso do programa Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos (ALEPP), são detalhadamente descritos.

Júlio de Rose inaugura a coletânea com “Análise Comportamental da Aprendizagem de Leitura e Escrita”, uma introdução geral aos dois volumes da obra, seguido pelo “Mapeamento dos Estudos Brasileiros Sobre Leitura e Escrita Baseados no Paradigma de Equivalência”, das organizadoras da coleção em parceria com Izabela Casseb Ferraz Saavedra-Dias.

O chamado paradigma de equivalência é um bom exemplo da importância da pesquisa básica para a produção de soluções para problemas práticos. Pesquisas envolvendo contingências de três termos já eram desenvolvidas há mais de 10 anos quando Murray Sidman usou o procedimento para estudar aprendizagem em crianças com dificuldade para aprender. O INCT-ECCE continua fiel a essa tradição.

De acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) o processo de alfabetização deve se basear em evidências científicas, as quais devem nortear a estruturação curricular e práticas de ensino. Esta obra é voltada para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de psicologia e áreas afins. Estes, encontrarão aqui, subsídios para a realização de novas pesquisas e para a tomada de decisões baseadas em evidências, em contextos de ensino de leitura e escrita.

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Neste volume I, 17 pesquisadores, vinculados a seis universidades brasileiras e uma norte-americana, abordam aspectos históricos e conceituais relativos à aprendizagem de leitura e escrita sob a perspectiva da Análise do Comportamento, ciência com forte tradição no Brasil. Procedimentos de ensino, especialmente com o uso do programa Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos (ALEPP), são detalhadamente descritos.

Júlio de Rose inaugura a coletânea com “Análise Comportamental da Aprendizagem de Leitura e Escrita”, uma introdução geral aos dois volumes da obra, seguido pelo “Mapeamento dos Estudos Brasileiros Sobre Leitura e Escrita Baseados no Paradigma de Equivalência”, das organizadoras da coleção em parceria com Izabela Casseb Ferraz Saavedra-Dias.

O chamado paradigma de equivalência é um bom exemplo da importância da pesquisa básica para a produção de soluções para problemas práticos. Pesquisas envolvendo contingências de três termos já eram desenvolvidas há mais de 10 anos quando Murray Sidman usou o procedimento para estudar aprendizagem em crianças com dificuldade para aprender. O INCT-ECCE continua fiel a essa tradição.

De acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) o processo de alfabetização deve se basear em evidências científicas, as quais devem nortear a estruturação curricular e práticas de ensino. Esta obra é voltada para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de psicologia e áreas afins. Estes, encontrarão aqui, subsídios para a realização de novas pesquisas e para a tomada de decisões baseadas em evidências, em contextos de ensino de leitura e escrita.

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