
Nesta coletânea de textos, oriundos do Campus Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão, seus autores e autoras entregaram-se à tarefa de escrever sobre temas diversos no campo da educação, linguagem e saúde. Nosso propósito central aqui é o de compartilhar e incentivar a produção acadêmica do campus, refletindo sobre algumas incursões, temas e áreas de interesse de seus professores e alunos.
O material presente em Compartilhando Saberes, Promovendo Reflexões foi elaborado a partir de inquietações surgidas no calor dos debates em sala de aula, onde alguns transformaram-se em frutos colhidos a partir de práticas de extensão, projetos de pesquisa ou trabalhos de conclusão de curso. Agora permitimos a difusão e permanência dessas ideias, aqui direcionadas aos alunos dos cursos de graduação, especialização e pós-graduação assim como interessados nas áreas contempladas.
Nessa perspectiva, a opção por um e-book apresenta-se como a mais viável para atender ao propósito do grupo, divulgar suas pesquisas de modo a alcançar o maior número possível de leitores de diferentes áreas de formação e origem geográfica.
O primeiro capítulo traz os artigos das pesquisas desenvolvidas na área de educação que abrangem temáticas que contemplam o pensamento crítico, gramáticas pedagógicas, tecnologia e ensino de língua, formação de leitores, educação inclusiva, e variação linguística e competência comunicativa.
O segundo capítulo dedica-se a abordagens que se inserem no campo da linguagem e apresenta as pesquisas direcionadas à: ética animal, mito, discurso publicitário, relações de poder, alegoria e análise da linguagem formal e informal.
O terceiro capítulo é dedicado aos textos da área de saúde e contém pesquisas referentes à: mastectomia, saúde indígena, HIV e hanseníase.
Pode-se perceber que o fio condutor a unir um conjunto de textos tão diversos é a incessante busca que move seus autores, alunos e professores, como pesquisadores, na busca por respostas às questões oriundas de suas inquietações no cotidiano do processo ensino-aprendizagem. Espera-se que publicá-los possa facilitar o acesso e a avaliação crítica de suas possíveis contribuições aos debates em que suas diversas temáticas se inserem.
