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Esta segunda edição do livro Teorias Da Comunicação Na América Latina: Enfoques, Encontros E Apropriações Da Obra De Verón, surge num momento
crítico para a educação e o campo científico no Brasil.
Com efeito, estamos sob a agressão contínua e sistemática de forças obscurantistas, conservadoras, negacionistas e neofascistas, instaladas em posições estratégicas do governo federal, que têm desenhado planos e programas de destruição do pensamento crítico, da investigação científica independente, da experimentação livre, de linhas de formação acadêmica problematizadoras da realidade socioeconômica e cultural, e da necessária e imprescindível autonomia universitária.
Na área de ciências da comunicação no Brasil e na América Latina constatam-se importantes avanços, amadurecimentos, desenvolvimentos e realizações, que permitem contar com um conjunto de experiências qualificadas de trabalho acadêmico, de linhas de investigação fecundas, de programas de pós-graduação consistentes, de redes de cooperação internacional dinâmicas, vigorosas e bem-sucedidas.
O fato é que, em inícios da terceira década do século XXI, o campo se ampliou consideravelmente e, potencialmente, pode gerar investigações e culturas acadêmicas valiosas para as formações sociais latino-americanas.
Teorias Da Comunicação Na América Latina se situa nesse processo, e nesses contextos, ele foi revisado, atualizado, complementado, e ampliado na perspectiva de contribuir ao conhecimento teórico, metodológico e epistemológico em comunicação na região; mediante a problematização transmetodológica da obra de um autor de referência para a história das ciências da comunicação.
Como mostram as análises articuladas neste livro, Eliseo Verón foi um desbravador, um explorador, um pioneiro, um construtor estratégico, um pensador inventivo e fecundo de problemáticas comunicacionais. Seu trabalho de pesquisa nutriu-se de importantes paradigmas do conhecimento social e comunicacional do mundo; sua produção teórica esteve sistemática e profundamente vinculada com projetos de investigação relevantes no contexto internacional; seu comportamento acadêmico foi inovador e desburocratizado; seu espírito de cooperação acadêmica foi generoso e audaz.
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