
A grande preocupação da autora centra-se em questões ligadas à construção humana por meio da educação. O componente primordial, porém, incide sobre as as paixões que movem os educandos e os educadores para bem realizar seus propósitos. Educadora experiente, acostumada a formar presencialmente crianças, jovens e adultos, Aidil, atualmente, centra seus esforços na EaD para perscrutar o processo interior dos estudantes e o funcionamento pedagógico dessa modalidade de ensino.
Por isso, trouxe para a pesquisa que empreendeu uma questão central: “Em muitos campos do conhecimento, pesquisadores muito sérios buscam respostas sobre o quê, o porquê e o como aprender a distância. Muito modestamente, perguntamo-nos: Como se sentem as pessoas que assim aprendem e, se assim aprendem – por diversas circunstâncias econômicas, geográficas e sociais –, acreditam que estão fazendo o melhor que podem fazer por si mesmas?”
Pautada em ensinamentos da retórica tradicional, teóricos da educação e da linguística contemporânea e em reflexões de vários educadores sobre a natureza do ensino a distância, a autora construiu essa obra fundamental para todos os educadores que, em meio a máquinas e pessoas, buscam a humanização do processo de educar por meio da identificação do estudante com o educador, da consciência do compromisso, de um e de outro, que perpassa todas as etapas que conduzem à satisfação de atingir uma meta muito ansiada.
Interação & Movimentos Retóricos Na Educação A Distância, então, amalgama, de modo agradável e criativo, opiniões, valores, paixões e constituição de argumentos sobre o processo interativo de formação pessoal a distância. O aluno, aqui, tem voz. O educador, aqui, tem consciência de que atua como um importante elemento intermediário na construção de um cidadão feliz consigo mesmo e realizado intelectualmente.
Muita gente fala sobre educação. Aidil não é mais uma: associa sua paixão grandiosa para o ato de educar com as paixões cotidianas dos alunos com quem trabalha. O resultado é uma reflexão amadurecida, encantadoramente voltada para o entendimento do processo necessário de interação entre os diversos envolvidos na maravilhosa tarefa de ensinar e, sobretudo, de aprender sempre.
