
O pressuposto de que as instituições de ensino superior devem se aliar às escolas de educação básica, visando à construção de alternativas para a sala de aula, impulsionou, em 2015, a criação do projeto de extensão “Ensino de Língua Portuguesa em Discussão” (ELPD), na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.
O projeto ELPD possibilitou o encontro periódico de docentes e alunos de graduação para discutir os desafios do ensinar-aprender. Nas frutíferas reuniões realizadas, aulas foram planejadas, ministradas e avaliadas, à luz de aspectos teóricos e de possibilidades da prática pedagógica.
Em 2017, após dois anos de encontros periódicos, a percepção de que experiências significativas haviam sido desenvolvidas pelos professores do ELPD levou-os a registrá-las.
Os textos que compõem esta obra são o resultado desse registro, quando, então, Sandra Maura, Fabiana e Antônio assumiram-se professores que tinham o que dizer a seus colegas quanto à leitura e à escrita nos ensinos fundamental e médio.
Os textos de Sandra Regina, Lucíola e Marcos também apresentam o resultado de suas reflexões a respeito do ensino de leitura e escrita no fundamental, já que os três concluíram seus mestrados profissionais (Profletras-UFMG), analisando práticas desenvolvidas em sala de aula.
Todos os capítulos deste livro, portanto, são escritos por professores em exercício na educação básica, fato que justifica o título do livro, e todos refletem sobre aspectos relacionados à leitura e à escrita.
Pode-se dizer que a busca por respostas para uma mesma pergunta origina os textos que compõem esta obra: o que é possível fazer para ensinar a ler (compreender/interpretar) e a produzir textos nas aulas de Língua Portuguesa?
Como é possível observar, De Professores De Língua Portuguesa Para Professores De Língua Portuguesa pretende contribuir para o exercício da docência na educação básica.
Conforme constata Fabiana no capítulo 5 deste livro: “é fato conhecido dos professores que a maioria dos trabalhos acadêmicos está muito longe da realidade, pois não consideram o educando do século XXI e os recursos presentes nas escolas.”
E este livro, justamente por ter sido produzido por professores de Língua Portuguesa para professores de Língua Portuguesa, está no caminho inverso dessa constatação.
