De Professores De Língua Portuguesa Para Professores De Língua Portuguesa

De Professores De Língua Portuguesa Para Professores De Língua Portuguesa pretende contribuir para o exercício da docência na educação básica.

O pressuposto de que as instituições de ensino superior devem se aliar às escolas de educação básica, visando à construção de alternativas para a sala de aula, impulsionou, em 2015, a criação do projeto de extensão “Ensino de Língua Portuguesa em Discussão” (ELPD), na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

O projeto ELPD possibilitou o encontro periódico de docentes e alunos de graduação para discutir os desafios do ensinar-aprender. Nas frutíferas reuniões realizadas, aulas foram planejadas, ministradas e avaliadas, à luz de aspectos teóricos e de possibilidades da prática pedagógica.

Em 2017, após dois anos de encontros periódicos, a percepção de que experiências significativas haviam sido desenvolvidas pelos professores do ELPD levou-os a registrá-las.

Os textos que compõem esta obra são o resultado desse registro, quando, então, Sandra Maura, Fabiana e Antônio assumiram-se professores que tinham o que dizer a seus colegas quanto à leitura e à escrita nos ensinos fundamental e médio.

Os textos de Sandra Regina, Lucíola e Marcos também apresentam o resultado de suas reflexões a respeito do ensino de leitura e escrita no fundamental, já que os três concluíram seus mestrados profissionais (Profletras-UFMG), analisando práticas desenvolvidas em sala de aula.

Todos os capítulos deste livro, portanto, são escritos por professores em exercício na educação básica, fato que justifica o título do livro, e todos refletem sobre aspectos relacionados à leitura e à escrita.

Pode-se dizer que a busca por respostas para uma mesma pergunta origina os textos que compõem esta obra: o que é possível fazer para ensinar a ler (compreender/interpretar) e a produzir textos nas aulas de Língua Portuguesa?

Como é possível observar, De Professores De Língua Portuguesa Para Professores De Língua Portuguesa pretende contribuir para o exercício da docência na educação básica.

Conforme constata Fabiana no capítulo 5 deste livro: “é fato conhecido dos professores que a maioria dos trabalhos acadêmicos está muito longe da realidade, pois não consideram o educando do século XXI e os recursos presentes nas escolas.”

E este livro, justamente por ter sido produzido por professores de Língua Portuguesa para professores de Língua Portuguesa, está no caminho inverso dessa constatação.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

De Professores De Língua Portuguesa Para Professores De Língua Portuguesa

De Professores De Língua Portuguesa Para Professores De Língua Portuguesa pretende contribuir para o exercício da docência na educação básica.

O pressuposto de que as instituições de ensino superior devem se aliar às escolas de educação básica, visando à construção de alternativas para a sala de aula, impulsionou, em 2015, a criação do projeto de extensão “Ensino de Língua Portuguesa em Discussão” (ELPD), na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

O projeto ELPD possibilitou o encontro periódico de docentes e alunos de graduação para discutir os desafios do ensinar-aprender. Nas frutíferas reuniões realizadas, aulas foram planejadas, ministradas e avaliadas, à luz de aspectos teóricos e de possibilidades da prática pedagógica.

Em 2017, após dois anos de encontros periódicos, a percepção de que experiências significativas haviam sido desenvolvidas pelos professores do ELPD levou-os a registrá-las.

Os textos que compõem esta obra são o resultado desse registro, quando, então, Sandra Maura, Fabiana e Antônio assumiram-se professores que tinham o que dizer a seus colegas quanto à leitura e à escrita nos ensinos fundamental e médio.

Os textos de Sandra Regina, Lucíola e Marcos também apresentam o resultado de suas reflexões a respeito do ensino de leitura e escrita no fundamental, já que os três concluíram seus mestrados profissionais (Profletras-UFMG), analisando práticas desenvolvidas em sala de aula.

Todos os capítulos deste livro, portanto, são escritos por professores em exercício na educação básica, fato que justifica o título do livro, e todos refletem sobre aspectos relacionados à leitura e à escrita.

Pode-se dizer que a busca por respostas para uma mesma pergunta origina os textos que compõem esta obra: o que é possível fazer para ensinar a ler (compreender/interpretar) e a produzir textos nas aulas de Língua Portuguesa?

Como é possível observar, De Professores De Língua Portuguesa Para Professores De Língua Portuguesa pretende contribuir para o exercício da docência na educação básica.

Conforme constata Fabiana no capítulo 5 deste livro: “é fato conhecido dos professores que a maioria dos trabalhos acadêmicos está muito longe da realidade, pois não consideram o educando do século XXI e os recursos presentes nas escolas.”

E este livro, justamente por ter sido produzido por professores de Língua Portuguesa para professores de Língua Portuguesa, está no caminho inverso dessa constatação.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog