Este livro é uma coletânea de textos sobre a popularização da ciência, o jornalismo científico e os desdobramentos dessas práticas.
Nasce na conclusão do projeto “Ciência/UFU: A Agência de Notícias e a Web Rádio do curso de Jornalismo/UFU a serviço da difusão e popularização da ciência em jornal impresso e na rádio e TV Universitárias em Uberlândia, MG”, iniciado em 2010. A proposta do projeto foi viabilizar a difusão e a popularização de produções, descobertas e experimentos científicos desenvolvidos no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia, com linguagem acessível à sociedade em geral.
A divulgação científica é entendida como a tradução de uma linguagem especializada, relacionada à ciência e à tecnologia, para uma linguagem que seja compreensível ao público leigo, mais amplo, por meio da utilização de processos e recursos técnicos. Uma forma de divulgação científica é o jornalismo científico, o qual dá mais um passo: deve fornecer informações que relacionem a ciência e a tecnologia ao contexto político e social do seu público. A comunicação pública da ciência vai além, pois prevê um processo de informação com foco na esfera pública, visando ao interesse públic1o, à promoção da cidadania e ao funcionamento da democracia, afinal, a ciência é um tema de interesse público. Esses conceitos são abordados neste livro de maneira fluida: fundamentada, mas prioritariamente relacionada às experiências e reflexões vivenciadas no projeto “Ciência/UFU”.
A primeira parte reúne os artigos que refletem sobre o jornalismo científico, como tem sido praticado (ou não) e suas particularidades. Os textos apresentam estudos sobre a relação entre jornalismo e ciência nos jornais “Correio de Uberlândia” e “Folha de S. Paulo” (cadernos “Equilíbrio” e “ Ciência + Saúde”).
Na segunda parte, estão os textos derivados do projeto “Ciência/UFU”, em que são expostos os resultados do projeto, como a publicação do jornal impresso “Ciência em Pauta”, voltado para jovens estudantes de Uberlândia, além da produção e veiculação do programa de rádio “Ciência no Ar” e do programa de TV “Minuto Ciência UFU”. Os autores – professores e alunos – relatam os desafios encontrados no processo de apuração das informações e produção de conteúdos em diferentes formatos midiáticos e a importância da divulgação científica para a sociedade Ao final, na terceira parte, estão concentrados os textos sobre o projeto “Imunocast”, em que foram produzidos episódios de podcast sobre conteúdos da disciplina de Imunologia, do curso de Enfermagem, especificamente acerca da imunologia do leite materno. Os artigos mostram como as mídias sociais foram relevantes para a divulgação das informações do projeto.
Jornalismo E Ciência Na Universidade
- Ciências, Comunicação
- 13 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.