Fala, Memória

Vladimir Nabokov - Fala, Memória - A autobiografia, publicada pela primeira vez em 1951, foi extensivamente revisada pelo autor e republicada em 1966.

A invocação de Nabokov traz à tona uma série de lembranças sutis, e tornam este livro uma das autobiografias mais originais e marcantes da literatura contemporânea. Por meio das lentes de Nabokov – que reforçam a cor de cada uma de suas lembranças e distorcem a passagem do tempo – vemos o despertar de uma […]

A Defesa Lujin

Contra a expectativa do pai, que o queria violinista ou pintor, o pequeno Lujin revela-se um enxadrista prodigioso. O menino cresce afastado de seu país, a Rússia em plena revolução bolchevique; e a falta de referências contribui para que construa um universo à parte e aprenda a decodificar o mundo pelas regras do xadrez.

Lolita

O livro de Vladimir Nabokov narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita.

Vladimir Nabokov – Lolita Lolita é um romance de 1955 escrito pelo romancista russo-americano Vladimir Nabokov. O romance é notável por seu assunto controverso: o protagonista e narrador não confiável—um professor universitário de Literatura de meia-idade chamado Humbert Humbert—está obcecado por Dolores Haze, de 12 anos, com quem ele se torna sexualmente envolvido após ele […]