Psicologia Escolar E Políticas Públicas Para A Educação Básica Na América Latina

Marilene Proença Rebello De Souza (Org.) - Psicologia Escolar E Políticas Públicas Para A Educação Básica Na América Latina: Pesquisas, Impasses E Desafios.

Para comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book, fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE. As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de […]

Políticas Públicas E Prática Docente Em Países Da América Latina

Políticas Públicas E Prática Docente Em Países Da América Latina é fruto de um conjunto de pesquisas realizadas no Brasil, em Cuba e no México.

Políticas Públicas E Prática Docente Em Países Da América Latina é fruto de um conjunto de pesquisas realizadas no Brasil, em Cuba e no México, contando com equipes de diversas universidades e a participação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, bem como pesquisadores com larga experiência em pesquisa nas áreas de Psicologia e Educação. […]

Fracasso Escolar

A obra tem como objetivo a elaboração de ações coletivas que valorizem o processo de ensino e aprendizagem, no combate à produção do fracasso escolar.

Grande ênfase é dada a temas como: fracasso e queixa escolar; atuação do psicólogo escolar/educacional; condições históricas, sociais e políticas constitutivas de práticas e formulações teóricas existentes; produção histórica do conhecimento em Psicologia Escolar/Educacional, dentre outros. A questão do fracasso e da queixa escolar, e de suas articulações históricas com as políticas públicas, é enfrentada […]

Fauston Negreiros & Marilene Proença Rebello De Souza (Orgs.) – Práticas Em Psicologia Escolar Vol. XII

Este texto que é o XII volume de uma coletânea sobre a atuação do psicólogo escolar no contexto da educação profissional, tecnológica e do ensino superior.

Na apresentação deste texto que é o décimo segundo volume de uma coletânea sobre a atuação do psicólogo escolar no contexto da educação profissional, tecnológica e do ensino superior, seus organizadores fazem referência à urgência de estudos e pesquisas que sensibilizem “para práticas críticas, emancipatórias e socialmente referenciadas nos diferentes contextos educacionais brasileiros”, tal como […]

Fauston Negreiros & Marilene Proença Rebello De Souza (Orgs.) – Práticas Em Psicologia Escolar Vol. X

Práticas Em Psicologia Escolar Vol. X reúne trabalhos produzidos em diferentes estados do Brasil e sob o olhar analítico e crítico da psicologia.

Depois de anos no desenvolvimento de um projeto coletivo, agregando psicólogos escolares dos institutos e universidades federais das cinco regiões do país, que concretizou construção dos nove volumes anteriores, a coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior” chega ao seu décimo e último volume. O processo de composição da coletânea foi potente […]

Fauston Negreiros & Marilene Proença Rebello De Souza (Orgs.) – Práticas Em Psicologia Escolar Vol. VIII

Práticas Em Psicologia Escolar Vol. VIII TRAZ temas que envolvem o desenvolvimento pessoal por meio da escolarização; a evasão no Ensino Superior...

Entre aqueles que consideram a Educação uma possibilidade de apropriação e transformação do mundo estão Marilene Proença Rebello de Souza e Fauston Negreiros, à frente da organização desta importante Coletânea – Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior. Embora o campo da Psicologia Escolar e Educacional já contemple muitos estudos e trabalhos sobre […]

Fauston Negreiros & Marilene Proença Rebello De Souza (Orgs.) – Práticas Em Psicologia Escolar Vol. VII

.Práticas Em Psicologia Escolar Vol. VII tem o objetivo de contribuir para a garantia da permanência e do êxito dos alunos.

Ao longo dos dez capítulos que compõem o sétimo volume desta coletânea, psicólogos de diferentes regiões que atuam em instituições de ensino tecnológico e de educação superior apresentam práticas que abarcam diferentes atores (professores, alunos, gestores, servidores não docentes, comunidade) e envolvem atividades diversificadas (formação continuada, pesquisas, cursos, palestras, oficinas, elaboração de regulamentos e proposta […]

Fauston Negreiros & Marilene Proença Rebello De Souza (Orgs.) – Práticas Em Psicologia Escolar Vol. VI

Ao dar início a apresentação do presente Volume VI da coleção: “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”, é preciso destacar o quanto tais modalidades de ensino e atuação do psicólogo escolar e educacional, têm apresentado destaque na atualidade conferindo-lhes potencial estratégico no contexto do desenvolvimento nacional. Diante do aludido quadro, compartilhar informações […]