Encruzilhadas Da Pesquisa No Ensino Da História

Encruzilhadas Da Pesquisa No Ensino Da História demonstra o rigor científico instituído pela ciência ocidental sem abrir mão da resistência criativa.

Os estudos no campo do Ensino de História ganharam volume nos últimos anos, sobretudo, pelas pesquisas que vem sendo desenvolvidas no interior dos programas de pós-graduação (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorado). Diferentes objetos são problematizados na tentativa de encontrar respostas para as seguintes questões: O como se aprende História? Como se ensina História? O […]

História E Pré-História

Nesse estudo foram analisados os conceitos de História e Pré-história, partindo do diálogo com a produção teórico metodológica do campo da História.

Na década 1980 houve uma reformulação do pensamento historiográfico brasileiro que procurou repensar a História. O acontecimento mais emblemático desse período foi a abertura política desencadeada por grandes mobilizações sociais (Anistia, Diretas Já, promulgação de uma nova Constituição). Toda essa movimentação resultou em um longo processo de mudança do fazer historiográfico, do pensar a escola […]