Encruzilhadas Da Pesquisa No Ensino Da História

Encruzilhadas Da Pesquisa No Ensino Da História demonstra o rigor científico instituído pela ciência ocidental sem abrir mão da resistência criativa.

Os estudos no campo do Ensino de História ganharam volume nos últimos anos, sobretudo, pelas pesquisas que vem sendo desenvolvidas no interior dos programas de pós-graduação (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorado). Diferentes objetos são problematizados na tentativa de encontrar respostas para as seguintes questões: O como se aprende História? Como se ensina História? O […]

A Sala De Aula Como Laboratório Historiográfico

A Sala De Aula Como Laboratório Historiográfico traz contribuições dos bolsistas da subárea de História do Programa de Iniciação à Docência da UFRPE.

O PIBID é uma importante política publica de valorização do magistério, pois, além de garantir condições materiais, ao conceder bolsas de incentivo, para que os(as) estudantes da UFRPE permaneçam na universidade de forma justa e digna, permite que a IES discuta constantemente a sua proposta formativa, revendo problemas como: ausência de práticas efetivas dos(as) licenciados(as), […]

Aprendendo A Ensinar História

Quinto volume da Coleção Docência Em Formação, Aprendendo A Ensinar História traz textos sobre variadas temáticas candentes da história escolar.

A presente obra registra as contribuições à Coleção Docência Em Formação dos bolsistas da área de História do Programa de Iniciação à Docência (discentes, orientadores, supervisores e coordenadores) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A área de História, desde 2009, tem realizado atividades das mais diversas visando aperfeiçoar a formação inicial de discentes da […]