O Espectador Emancipado

O Espectador Emancipado' reúne algumas das conferências proferidas por Jacques Rancière em universidades, museus e outros centros de arte entre 2004 e 2008.

‘Quem vê não sabe ver’: esse pressuposto atravessa nossa história, desde a caverna de Platão até a denúncia da sociedade do espetáculo. Ela é comum a Rancière, para quem cada um deve estar em seu lugar, e aos revolucionários que querem arrancar os dominados das ilusões que os mantêm. Alguns usam explicações sutis ou instalações […]

O Mestre Ignorante

Jacques Ranciére – O Mestre Ignorante O Mestre Ignorante conta a história de Joseph Jacotot – professor, militante ardoroso do Século das Luzes que, confrontado, em 1818, a uma situação pedagógica inaudita, é levado a romper com todos os pressupostos existentes sobre as condições básicas do ensinar.A partir de então, Jacotot transformou radicalmente suas ideias e […]

O Ódio À Democracia

Uma jovem que mantém a França em suspense com o relato de uma agressão imaginária; adolescentes que se recusam a tirar o véu na escola; o déficit da Previdência Social; Montesquieu, Voltaire e Baudelaire desbancando Racine e Corneille nos textos apresentados nos exames finais do ensino médio

A Política Da Ficção

Sob este título, proporei algumas reflexões sobre a interpretação do realismo. Para introduzir o tema, tomarei como ponto de partida um texto canônico sobre o realismo romanesco e a sua importância política: o ensaio de Roland Barthes, publicado em 1968, sobre “O efeito de real”.

O Desentendimento: Política E Filosofia

Será que a filosofia política existe? Tal pergunta parece imprópria por duas razões. A primeira é que a reflexão sobre a comunidade e sua finalidade, sobre a lei e seu fundamento está presente na origem de nossa tradição filosófica e nunca deixou de inspirá-la.

O Mestre Ignorante: Cinco Lições Sobre A Emancipação Intelectual

O Mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual,  de autoria de Jacques Rancière, é uma obra de cunho filosófico e traz-nos importantes reflexões sobre a emancipação intelectual dos indivíduos, discutida através da relação entre a educação e a pedagogia, pois “todos os homens têm igual inteligência” e a instrução é como a liberdade, ou […]