Trata-se do último livro escrito por Guimarães com Paulo Freire e, só por isso, valeria a pena lê-lo. Mas os trabalhos aqui reunidos têm qualidade e inquietantes questionamentos (que mesmo quase trinta anos depois ainda são atuais e muito pertinentes). As análises dialogadas de Freire e Guimarães ainda mantêm o vigor e a indignação militante que permitem ao leitor mais implicado perceber a origem de alguns problemas e a repetição de outros. Nessas páginas apaixonadamente escritas, os autores nos conduzem em diferentes tempos a alguns países de língua portuguesa.
Além das experiências que tiveram juntos na África, o livro apresenta as reflexões e análises de Guimarães construídas em suas idas e vindas ao continente africano. Parte desta obra foi construída após o falecimento de Paulo Freire. A África ensinando a gente é uma obra que está na seqüência de outras parcerias entre os autores: Sobre Educação,
volumes I (1982) e II (1984), Pedagogia, diálogo e conflito (com Moacir Gadotti) e
Aprendendo com a própria história, volumes I (1987) e II (2000).
A África, afirmava Freire, vai ensinando a gente” e, nesta obra, percebe-se que continua a ensinar. Na era da globalização e do neoliberalismo o aumento da miséria e da violência tem assolado diversos países e os africanos estão na lista dos mais afetados. As feridas da África já haviam sido percebidas por Paulo Freire há trinta anos e neste livro Guimarães mostra que se acentuaram e se difundiram cada vez mais. As contradições e a riqueza continental da África e as particularidades de cada um dos países e pessoas visitados transporta o leitor pelo tempo e pelo espaço.
A linguagem usada é direta e objetiva, imersa em uma simplicidade revolucionária que
inquieta e se mostra inexorável e fatal, tal qual as cartas que Paulo Freire plantou e semeou e que temos recolhido ao longo desses anos todos. Seu legado permite sustentar a
esperança em tempos de angústia e desencanto. A dialogicidade conserva sua ética e sua estética revolucionária e aponta que existem alternativas, a África nos ensina isso…
