Minha Razão De Viver

Samuel Wainer - Minha Razão De Viver

Em 1980, pouco antes de morrer, Samuel Wainer pediu à filha Pinky que esses campos minados só fossem inteiramente escancarados 25 anos depois da partida. A hora chegou. Também chegou a hora de desfazer o grande mistério que agitou o país nos 50, provocou a abertura de uma CPI no Congresso

, seguiu-o como uma sombra por toda a vida – e sobreviveu à sua morte física: onde nasceu Samuel? Na antiga Bessarábia ou no Brasil? Nos depoimentos gravados, ele sempre desconversou sobre o assunto, ou limitou-se a insinuações que induziam a deduções opostas. Mas a família sabia a verdade: ele nasceu na Bessarábia e desembarcou no Brasil com seis anos de idade.   Esse brasileiríssimo bessarabiano explicou a Pinky que o sentimento de gratidão o obrigava ao silêncio. Muitos amigos, para ajudá-lo a espantar o risco de prisão, haviam mentido com muita convicção em depoimentos à CPI. Alguns juraram ter presenciado, em São Paulo, o rito da circuncisão do homem que ferozes adversários afirmavam ser estrangeiro – circunstância que lhe negaria o direito de controlar um jornal no Brasil. “Só poderia contar a verdade se todos estivessem mortos”, ponderou.   Todos morreram. O embargo terminou. A história está completa.   A autobiografia de Samuel Wainer seria incorporada às listas de leituras obrigatórias mesmo se o autor tivesse somado a esses dois embargos os cuidados e cautelas até então inseparáveis de obras do gênero. Ainda que o relato contornasse dezenas de episódios que mantinham intocado o altíssimo teor explosivo, ainda que evitasse escavações nas tumbas dos cadáveres insepultos, ainda que procurasse abrandar o impacto de revelações perturbadoras demais – ainda assim soaria irresistível o convite para acompanhar a singularíssima trajetória de Samuel Wainer.   Como recusar a viagem tão extraordinária, tão encantadora? Ele foi um dos maiores jornalistas do século XX. Graças a uma espécie de mediunidade que contempla repórteres uterinos, estava sempre no lugar certo na hora exata. Nenhum companheiro de profissão conseguiu tamanha intimidade com três presidentes da República (Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart). Nenhum teve tantos poderes, nenhum soube exercê-lo com tanta eficácia.

https://b-ok.cc/book/5066805/17bdc9

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Minha Razão De Viver

Samuel Wainer – Minha Razão De Viver

Em 1980, pouco antes de morrer, Samuel Wainer pediu à filha Pinky que esses campos minados só fossem inteiramente escancarados 25 anos depois da partida. A hora chegou. Também chegou a hora de desfazer o grande mistério que agitou o país nos 50, provocou a abertura de uma CPI no Congresso, seguiu-o como uma sombra por toda a vida – e sobreviveu à sua morte física: onde nasceu Samuel? Na antiga Bessarábia ou no Brasil? Nos depoimentos gravados, ele sempre desconversou sobre o assunto, ou limitou-se a insinuações que induziam a deduções opostas. Mas a família sabia a verdade: ele nasceu na Bessarábia e desembarcou no Brasil com seis anos de idade.   Esse brasileiríssimo bessarabiano explicou a Pinky que o sentimento de gratidão o obrigava ao silêncio. Muitos amigos, para ajudá-lo a espantar o risco de prisão, haviam mentido com muita convicção em depoimentos à CPI. Alguns juraram ter presenciado, em São Paulo, o rito da circuncisão do homem que ferozes adversários afirmavam ser estrangeiro – circunstância que lhe negaria o direito de controlar um jornal no Brasil. “Só poderia contar a verdade se todos estivessem mortos”, ponderou.   Todos morreram. O embargo terminou. A história está completa.   A autobiografia de Samuel Wainer seria incorporada às listas de leituras obrigatórias mesmo se o autor tivesse somado a esses dois embargos os cuidados e cautelas até então inseparáveis de obras do gênero. Ainda que o relato contornasse dezenas de episódios que mantinham intocado o altíssimo teor explosivo, ainda que evitasse escavações nas tumbas dos cadáveres insepultos, ainda que procurasse abrandar o impacto de revelações perturbadoras demais – ainda assim soaria irresistível o convite para acompanhar a singularíssima trajetória de Samuel Wainer.   Como recusar a viagem tão extraordinária, tão encantadora? Ele foi um dos maiores jornalistas do século XX. Graças a uma espécie de mediunidade que contempla repórteres uterinos, estava sempre no lugar certo na hora exata. Nenhum companheiro de profissão conseguiu tamanha intimidade com três presidentes da República (Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart). Nenhum teve tantos poderes, nenhum soube exercê-lo com tanta eficácia.

https://b-ok.cc/book/5066805/17bdc9

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog