O abacaxizeiro é uma planta com características muito peculiares, que oferecem oportunidades e desafios especiais para quem o cultiva com propósitos comerciais. Com adaptações a condições de baixa umidade, requer boa disponibilidade hídrica em períodos críticos para garantir a produção de frutos comerciais. De ciclo relativamente longo, responde muito bem a estímulos artificiais que induzem e uniformizam a sua floração e a colheita dos frutos, algo raro entre as plantas cultivadas em grande escala.
O seu cultivo exige conhecimentos adequados e a aplicação de uma gama de tecnologias indispensáveis para ensejar sucesso econômico à atividade. É exatamente isso que esta publicação apresenta. Desde os cuidados pré-plantio até o manejo da cultura ao longo do seu ciclo e as melhores práticas pós-colheita, o agricultor, o extensionista, o pesquisador, o estudante, bem como todos os demais interessados no assunto, encontram nesta publicação orientações muito úteis e eminentemente práticas.
Estruturada na forma de perguntas e respostas, a publicação é o resultado do esforço e da experiência acumulada em trabalhos realizados do Norte ao Sul do País pelos pesquisadores da Equipe Técnica de Abacaxi da Embrapa Mandioca e Fruticultura, ao longo de quase quatro décadas. As perguntas foram coletadas durante a realização de feiras agropecuárias, seminários, dias de campo e palestras, e por meio de cartas e mensagens eletrônicas enviadas ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) daquela Unidade, por produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais.

Deixe uma resposta