Mônica De Almeida Santos (Org.) – A Licenciatura Em Educação Do Campo: Dimensões Teóricas E Práticas

Esta obra apresenta uma relevante abordagem envolvendo a Educação do Campo e a formação de professores que atuam nesse contexto.

Para tanto, o principal ponto norteador desses escritos é o curso de licenciatura em Educação do Campo ofertado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, mais especificamente no Centro de Formação de Professores – CFP, campus de Amargosa- BA.

Nessa perspectiva, são analisados diversos elementos da licenciatura, tendo como base o Projeto Pedagógico do Curso – PPC e a forma com que ele se desenvolve no cotidiano.

Paralelamente a isso, também são trazidas reflexões sobre o processo histórico e social de consolidação da Educação do Campo e da formação dos professores no Brasil, aprofundando assim, as discussões acerca da temática.

Desse modo, a obra se destina a todos os estudantes, pesquisadores e profissionais da educação, principalmente àqueles que se interessam pela Educação do Campo e pelas temáticas a ela associadas.

Ao analisar os processos educacionais no decorrer dos anos, percebe-se que historicamente a Educação do Campo tem sido tratada com inferioridade e vem sendo negligenciada em vários sentidos, fato esse que ressalta a relevância que os estudos sobre tal temática possuem, principalmente pelo fato de ser importante refletir sobre os aspectos sociais que tangem a Educação do Campo.

Portanto, é extremamente necessário que sejam levantados questionamentos, reflexões e problematizações sobre esse tema, evidenciando a importância de buscas por melhorias, por igualdades de direitos e por reconhecimentos de todo um contexto de lutas, desafios e movimentos sociais existentes.

Se constitui como uma importante referência para os leitores, principalmente por trazer grandes contribuições para essa área de pesquisa e por suscitar reflexões em torno da conjuntura que a envolve, promovendo assim, novos olhares sobre a educação e sobre a importância que ela possui para toda a sociedade.

 

Caneca Imagine | Branca

Deixe uma resposta