Marília Freitas De Campos Tozoni-Reis & Jorge Sobral Da Silva Maia (Orgs.) – Educação Ambiental A Várias Mãos: Educação Escolar, Currículo E Políticas Públicas
A questão ambiental e sua complexidade emergem como objeto de preocupação nos diversos âmbitos da organização social, política, econômica, ética e educativa da sociedade.
Faz parte das preocupações de políticos, economistas, sociólogos, acadêmicos e educadores que, ao buscarem enfrentar a problemática exposta produzem conhecimentos significativos que podem contribuir na elaboração de possíveis respostas para o intrincado e complexo processo de superação da crise socioambiental.
Muitas das propostas para o enfrentamento desta questão estão diretamente ligadas à pesquisa em educação ambiental que permite elaborar reflexões e ações que estimulam a criticidade e a criatividade das pessoas para, não somente compreenderem os determinantes da situação global, mas contribuírem de forma participativa para sua superação e transformação dos fatores causais desta realidade.
Todavia, as diversas e significativas produções acadêmicas em geral ficam restritas ao ambiente acadêmico, e na maioria das vezes não são compartilhadas de forma a produzir a consciência crítica necessária à transformação da realidade.
Para contribuir no acesso mais amplo à produção acadêmica em educação ambiental organizamos este livro com textos produzidos por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA) do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP Campus Bauru/SP.
O eixo temático que articula os textos refere-se à inserção da educação ambiental na escola pública, com atenção voltada para a educação básica, bem como para os currículos e as políticas que de alguma maneira norteiam as atividades nesta instituição.
O livro divide-se em três partes. Na primeira os autores abordam a organização da escola pública e o trabalho pedagógico do ponto de vista da educação ambiental sócio-histórica, com a intenção de buscar os elementos teórico-práticos que constituem pontos a serem superados para que a educação seja emancipatória.
Na segunda parte os autores dedicam-se a formação de professores e a inserção da educação ambiental nos currículos. São problematizados desafios à inserção da educação ambiental nos currículos escolares via formação dos professores, bem como as possibilidades e potencialidades desta inserção.
Na terceira e última parte do livro os pesquisadores tratam de políticas públicas em educação ambiental, particularmente as que se referem às políticas públicas para o ambiente escolar.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-pedra-no-caminho-borda-alca-colorida/