Educação Ambiental A Várias Mãos

Marília Freitas De Campos Tozoni-Reis & Jorge Sobral Da Silva Maia (Orgs.) - Educação Ambiental A Várias Mãos: Educação Escolar, Currículo E Políticas Públicas

A questão ambiental e sua complexidade emergem como objeto de preocupação nos diversos âmbitos da organização social, política, econômica, ética e educativa da sociedade.

Faz parte das preocupações de políticos, economistas, sociólogos, acadêmicos e educadores que, ao buscarem enfrentar a problemática exposta produzem conhecimentos significativos que podem contribuir na elaboração de possíveis respostas para o intrincado e complexo processo de superação da crise socioambiental.

Muitas das propostas para o enfrentamento desta questão estão diretamente ligadas à pesquisa em educação ambiental que permite elaborar reflexões e ações que estimulam a criticidade e a criatividade das pessoas para, não somente compreenderem os determinantes da situação global, mas contribuírem de forma participativa para sua superação e transformação dos fatores causais desta realidade.

Todavia, as diversas e significativas produções acadêmicas em geral ficam restritas ao ambiente acadêmico, e na maioria das vezes não são compartilhadas de forma a produzir a consciência crítica necessária à transformação da realidade.

Para contribuir no acesso mais amplo à produção acadêmica em educação ambiental organizamos este livro com textos produzidos por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA) do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP Campus Bauru/SP.

O eixo temático que articula os textos refere-se à inserção da educação ambiental na escola pública, com atenção voltada para a educação básica, bem como para os currículos e as políticas que de alguma maneira norteiam as atividades nesta instituição.

O livro divide-se em três partes. Na primeira os autores abordam a organização da escola pública e o trabalho pedagógico do ponto de vista da educação ambiental sócio-histórica, com a intenção de buscar os elementos teórico-práticos que constituem pontos a serem superados para que a educação seja emancipatória.

Na segunda parte os autores dedicam-se a formação de professores e a inserção da educação ambiental nos currículos. São problematizados desafios à inserção da educação ambiental nos currículos escolares via formação dos professores, bem como as possibilidades e potencialidades desta inserção.

Na terceira e última parte do livro os pesquisadores tratam de políticas públicas em educação ambiental, particularmente as que se referem às políticas públicas para o ambiente escolar.

 

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Marília Freitas De Campos Tozoni-Reis & Jorge Sobral Da Silva Maia (Orgs.) – Educação Ambiental A Várias Mãos: Educação Escolar, Currículo E Políticas Públicas

A questão ambiental e sua complexidade emergem como objeto de preocupação nos diversos âmbitos da organização social, política, econômica, ética e educativa da sociedade.

Faz parte das preocupações de políticos, economistas, sociólogos, acadêmicos e educadores que, ao buscarem enfrentar a problemática exposta produzem conhecimentos significativos que podem contribuir na elaboração de possíveis respostas para o intrincado e complexo processo de superação da crise socioambiental.

Muitas das propostas para o enfrentamento desta questão estão diretamente ligadas à pesquisa em educação ambiental que permite elaborar reflexões e ações que estimulam a criticidade e a criatividade das pessoas para, não somente compreenderem os determinantes da situação global, mas contribuírem de forma participativa para sua superação e transformação dos fatores causais desta realidade.

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Para contribuir no acesso mais amplo à produção acadêmica em educação ambiental organizamos este livro com textos produzidos por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA) do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP Campus Bauru/SP.

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O livro divide-se em três partes. Na primeira os autores abordam a organização da escola pública e o trabalho pedagógico do ponto de vista da educação ambiental sócio-histórica, com a intenção de buscar os elementos teórico-práticos que constituem pontos a serem superados para que a educação seja emancipatória.

Na segunda parte os autores dedicam-se a formação de professores e a inserção da educação ambiental nos currículos. São problematizados desafios à inserção da educação ambiental nos currículos escolares via formação dos professores, bem como as possibilidades e potencialidades desta inserção.

Na terceira e última parte do livro os pesquisadores tratam de políticas públicas em educação ambiental, particularmente as que se referem às políticas públicas para o ambiente escolar.

 

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