Leitura, Escuta E Interpretação

Leitura, Escuta E Interpretação traz textos utilizados por intérpretes profissionais que direcionam-se para a pesquisa e para os estudos de performance.

Se o testemunho de grandes musicistas é, do ponto de vista prático, essencial para o enriquecimento da experiência individual dos profissionais dessa área em todos os níveis de especialidade e habilidade técnica, os trabalhos de pesquisa nas áreas imediatamente correlatas oferecem temas de reflexão deveras significativos e enriquecedores para tal atividade, que se revela um constante processo de formação e aprendizado.

Nesse sentido, os textos compilados e traduzidos em Leitura, Escuta E Interpretação vêm sendo utilizados por intérpretes profissionais que, em sua busca contínua de aperfeiçoamento, direcionam-se – direta ou indiretamente, de forma sistemática ou informal – para a pesquisa e para os estudos de performance, investigando os vários aspectos implícitos em sua atividade diária de preparação da peformance musical em seus diversos níveis e situações.

As diferentes facetas do processo de leitura, escuta e interpretação apresentadas nesta publicação estão associadas a todo e qualquer tipo de repertório, discurso musical, notação, material sonoro em geral, registrados numa partitura.

Uma das disciplinas optativas desta linha de pesquisa no programa de Pós-Graduação em Música da UFPR intitula-se Prática e Ensino da Música Contemporânea (HM741), em cujo contexto são aplicados os mesmos conceitos explorados na disciplina obrigatória da linha (Análise para Intérpretes), utilizando-se todos os métodos analíticos que possam ser adaptados a material e notação não tradicional, com o mesmo propósito de apropriação da obra pelo intérprete, que vai transmiti-la (narrá-la) ao público.

Neste âmbito, o texto de François Madurell introduz algumas considerações no campo da percepção e recepção de obras deste repertório não tradicional.

Sempre no contexto da pesquisa e de ferramentas práticas e teóricas para sua otimização, os textos disponibilizados neste volume são os que usamos mais frequentemente nas aulas de “Análise para Intérpretes” no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR.

São textos que guiam as discussões e as análises realizadas em classe, cuja tradução14 vem se provando, a cada ano, imprescindível para facilitar o acesso dos alunos às ideias de teóricos, intérpretes, pesquisadores e professores de renome internacional, em torno da Música.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Leitura, Escuta E Interpretação

Leitura, Escuta E Interpretação traz textos utilizados por intérpretes profissionais que direcionam-se para a pesquisa e para os estudos de performance.

Se o testemunho de grandes musicistas é, do ponto de vista prático, essencial para o enriquecimento da experiência individual dos profissionais dessa área em todos os níveis de especialidade e habilidade técnica, os trabalhos de pesquisa nas áreas imediatamente correlatas oferecem temas de reflexão deveras significativos e enriquecedores para tal atividade, que se revela um constante processo de formação e aprendizado.

Nesse sentido, os textos compilados e traduzidos em Leitura, Escuta E Interpretação vêm sendo utilizados por intérpretes profissionais que, em sua busca contínua de aperfeiçoamento, direcionam-se – direta ou indiretamente, de forma sistemática ou informal – para a pesquisa e para os estudos de performance, investigando os vários aspectos implícitos em sua atividade diária de preparação da peformance musical em seus diversos níveis e situações.

As diferentes facetas do processo de leitura, escuta e interpretação apresentadas nesta publicação estão associadas a todo e qualquer tipo de repertório, discurso musical, notação, material sonoro em geral, registrados numa partitura.

Uma das disciplinas optativas desta linha de pesquisa no programa de Pós-Graduação em Música da UFPR intitula-se Prática e Ensino da Música Contemporânea (HM741), em cujo contexto são aplicados os mesmos conceitos explorados na disciplina obrigatória da linha (Análise para Intérpretes), utilizando-se todos os métodos analíticos que possam ser adaptados a material e notação não tradicional, com o mesmo propósito de apropriação da obra pelo intérprete, que vai transmiti-la (narrá-la) ao público.

Neste âmbito, o texto de François Madurell introduz algumas considerações no campo da percepção e recepção de obras deste repertório não tradicional.

Sempre no contexto da pesquisa e de ferramentas práticas e teóricas para sua otimização, os textos disponibilizados neste volume são os que usamos mais frequentemente nas aulas de “Análise para Intérpretes” no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR.

São textos que guiam as discussões e as análises realizadas em classe, cuja tradução14 vem se provando, a cada ano, imprescindível para facilitar o acesso dos alunos às ideias de teóricos, intérpretes, pesquisadores e professores de renome internacional, em torno da Música.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog