O caminho poético de Santiago. A lírica galego-portuguesa medieval, a mais antiga manifestação literária da língua portuguesa, é patrimônio comum de todas as literaturas nacionais que, como a brasileira, se exprimem nessa língua.
Originada na Galiza no último terço do século XII, essa expressão cultural foi cultivada no âmbito dos reinos centro-ocidentais da Península Ibérica (Galiza, Portugal, Leão e Castela) até o primeiro quarto do século XIV. O adjetivo “galego-portuguesa” que a define refere-se ao idioma que lhe serviu de veículo, falado na Galiza e em Portugal, e aos espaços políticos em que se desenvolveu com maior vigor.
Trata-se da variante regional de uma moda europeia mais ampla, a “poesia trovadoresca”, que nasceu na Occitânia (atual sul da França), no começo do século XII, e se difundiu por todo o ocidente europeu, desde a Alemanha até a Galiza e Portugal, e do norte da França até a Sicília.
O tópico dominante, embora não exclusivo, da poesia trovadoresca foi a expressão do amor, segundo os princípios do que se convencionou chamar de “amor cortês”, um código de comportamento amoroso complexo, envolvendo aspectos sociológicos, éticos e literários.
Trata-se de uma concepção desse sentimento que, oposta em vários pontos à da Antiguidade, sobrevive em essência ainda hoje, de tal forma que se chegou a afirmar que o século XII inventou o amor como o entendemos e celebramos na cultura ocidental.
Apesar das origens occitanas, o trovadorismo galego-português apresenta características particulares que resultaram da simbiose com o substrato cultural específico do noroeste peninsular.
Ordena-se em três gêneros maiores: a cantiga de amor, a cantiga de amigo e a cantiga de escárnio e maldizer.
A de amor e a de amigo compartilham a temática amorosa, mas não a perspectiva, já que na primeira o sujeito poético é um homem que expressa o seu amor, quase sempre impossível, por uma mulher referida como senhor (o mesmo que “senhora”); e na de amigo, pelo contrário, a voz poética corresponde à de uma jovem que exprime os seus sentimentos pelo namorado (amigo) num tom, em geral, mais otimista.
Quanto à produção satírica, conhecida pelo nome de cantigas de escárnio e maldizer, caracteriza-se, na maior parte dos casos, pela censura de caráter pessoal, com uma finalidade cômico-burlesca.
O Caminho Poético De Santiago
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