
O Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação e Contemporaneidade” – EDUCON/CNPq/UFS, liderado pela Professora Dra. Veleida Anahi da Silva e pelo Professor Dr. Bernard Charlot, no trabalho da promoção e de divulgação da Ciência e da pesquisa na Educação e em áreas afins, tem a oportunidade de apresentar o primeiro volume de obras inéditas de sua rede colaborativa de pesquisadores e de estudantes de diversos Programas de Pós-Graduação do Brasil, de especialistas, de professores da educação básica e de egressos de várias universidades públicas e particulares do país.
A partir de textos inéditos, apresentados na décima quarta edição do Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, o primeiro desde 2007 realizado de forma remota em decorrência da pandemia da covid-19, foi elaborada a coletânea Educação E Contemporaneidade: Contributos De Sua Rede Colaborativa, que reúne discussões atuais e relevantes sobre a prática docente, a formação pedagógica, o ensino das primeiras letras, incluída a modalidade EJA e questões sobre corpo, gênero e saúde coletiva.
Nesse contexto, os trabalhos aqui presentes nasceram de um espaço de diálogo entre pesquisadores de diversas áreas e formações. Por isso, este volume foi dividido em duas partes.
Na primeira delas, nomeada Prática docente, alfabetização e letramento, são apresentadas experiências de professores e pesquisadores que buscaram compreender a relação entre a teoria e a prática docente no processo de alfabetização e letramento, políticas educacionais de acesso e permanência de estudantes na escola, além de articularem questões oportunas sobre a formação de pedagogos e pedagogas na contemporaneidade brasileira.
Em Corpo e Gênero, segunda parte da obra, é discutida a articulação entre gênero e corpo na intersecção com a saúde coletiva percebendo as relações de poder e de dominação deste cruzamento na sociedade atual.
