
Nesta disciplina, o objetivo é promover interlocuções de experiências no campo das artes visuais que ampliem possibilidades para pensar a educação especial na interface com múltiplas visualidades, com historiografias artísticas, com políticas educacionais e processos que se entrecruzam com tais áreas de atuação numa perspectiva de afirmação da diferença.
A intenção ao produzir esse Caderno Didático é lançar convites para o encontro com as artes visuais e a educação especial. Com o intuito de disparar o diálogo entre esses dois campos, por isso será apresentado algumas questões no decorrer desta escrita, quiçá potencializadoras de problematizações e de invenções.
Ao descansar o olhar no encontro dessas duas áreas, talvez seja possível se colocar em posição de aprender com elas, deixando-se inundar pelas ocorrências que não se conhece, que desafiam a pensar diferente e que instigam a repensar algumas certezas e dogmas.
É nesse sentido, que gostaríamos de lançar um desafio para vocês leitores e leitoras: o de percorrer as páginas de Artes Visuais E A Educação Especial como uma aventura, para que venhamos a trilhar esse trajeto sem medos, sem julgamentos apressados, sem receio de tombarmos durante o percurso, sem temor de mudarmos os caminhos e de criarmos outros tantos no decorrer desta trajetória.
Nosso desejo é que a partir das fendas, lacunas e fios soltos desse material, outros fios se sintam encorajados a se conectarem, para que diferentes liames e arranjos possam ser produzidos. Esse espaço aberto, oferece a possibilidade para que textos, visualidades, poesias e autores venham a se aproximar ou sair de cena a todo momento.
A visitação a esse Caderno Didático estará sempre em vias de acontecer, pois sempre será um convite para que as problematizações possam ser desencadeadas e para que cruzamentos, diálogos e relações possam ser invencionadas. Abre-se, dessa forma, a possibilidade de brotar pelo meio, de iniciar ‘entre’ as coisas, em deslocamento.
