Um dos aspectos centrais dos estudos críticos do discurso é a abordagem da relação entre linguagem e sociedade, definida como uma relação interna e de mão dupla. A natureza interna dessa relação significa que textos são resultantes da estruturação social da linguagem, mas são também potencialmente transformadores dessa estruturação, assim como os eventos sociais são tanto resultado quanto substrato das estruturas sociais.
Usamos as linguagens – entre elas a linguagem verbal – para nos comunicarmos, mas quando fazemos isso também representamos nossa experiência no mundo, estabelecemos diferentes tipos de relações sociais, construimos identidades e identificações, agimos sobre o mundo e as pessoas. Por isso, o discurso não apenas se constitui na sociedade como participa na constituição da sociedade. Por isso a metáfora do espelho é insuficiente para designar a relação entre linguagem e sociedade: textos não ‘refletem’ simplesmente as ‘coisas sociais’, mas ajudam a construir nosso entendimento sobre elas, participam na sua constituição, têm efeitos materiais no mundo.
Assim, pesquisas que investigam a relação entre aspectos discursivos e não discursivos de práticas sociais possibilitam explorar a materialização discursiva de problemas sociais, em termos dos efeitos dos aspectos discursivos em práticas sociais contextualizadas e vice-versa.
Isso porque as práticas sociais, sempre associadas a diferentes campos da atividade humana, tem um componente discursivo, em maior ou menor escala dependendo da natureza das práticas.
O discurso, então, é um momento dessas práticas ao lado de outros momentos não-discursivos. Como a relação entre esses momentos é de interiorização, podemos, por meio da análise discursiva, compreender a articulação dos elementos das práticas que constituem nossos objetos de pesquisa. Por isso, entendemos que a análise de discurso, articulada ao conceito de práticas sociais, constitui abordagem profícua para a investigação dos mais diversos problemas sociais, ultrapassando as fronteiras da linguística.
Do conjunto de práticas sociais que compõem o objeto da análise do discurso, gostaríamos de chamar a atenção para o modo como a dialética entre linguagem e sociedade materializa-se na relação que os meios de comunicação estabelecem com a sociedade. Não podemos negar, é claro, que outras atividades sejam importantes na estruturação dos processos sociais, mas é inegável o papel fundamental ocupado pela comunicação nesse contexto.
Práticas Socioculturais E Discurso
- Ciências Sociais, Comunicação, Linguística
- 4 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.