
As experiências de Estágio em Letras (Línguas Portuguesa), no programa de Residência Pedagógica, não teriam sido possíveis sem a colaboração, estímulo e empenho da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), com especial dedicação da professora Madeline Gurgel Barreto Maia, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), através da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 6) e Secretaria Municipal de Educação de Sobral (SME).
Atividades De Estágio Em Língua Portuguesao reúne relatos de vinte e quatro professores em formação da Licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade Vale do Acaraú sobre suas experiências no Programa de Residência Pedagógica, sob a orientação do Prof. Vicente de Paula da Silva Martins, organizador da obra.
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando – o preceptor – e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
Três escolas do município do Sobral – Escola-Campo de Ensino Médio Professor Luís Felipe; Escola-Campo de Ensino Médio Ministro Jarbas Passarinho e Escola-Campo Maria do Carmo Andrade – participaram do Programa de Residência Pedagógica.
Os professores em formação foram divididos em grupos de oito cada. Cada grupo realizou a Residência Pedagógica em uma das três escolas.
Os trabalhos de Atividades De Estágio Em Língua Portuguesa estão, assim, agrupados em três sessões distintas, de acordo com a escola campo de residência pedagógica dos professores em formação.
