O momento atual apresenta-se muito propício a uma reflexão profunda a respeito da relação que deve existir entre a sociedade contemporânea e o trabalho pedagógico que é realizado nas instituições de ensino superior, com vistas a alinhar esse trabalho à realidade.
A obra organizada pelo jovem professor Veyzon Campos Muniz representa uma contribuição extremamente relevante para levar os estudantes muito além da sala em que as aulas são ministradas. É um esforço de superar a tendência de dar aulas e desenvolver um trabalho dialético de fazê-las junto com os alunos, utilizando estratégias didático-pedagógicas que propiciem a reflexão, o debate e a construção de argumentação consistente.
Dentre as muitas modalidades de trabalho com esse fim, destaca-se a utilização de filmes como ponto de partida, objetivando provocar o grupo de estudantes para que reflitam e discutam sobre determinado tema que é foco de estudo.
Considerando-se que, muitas vezes, apresenta-se o conhecimento como algo estranho e externo ao acadêmico, em que a teoria é separada da prática, e que alguns docentes ainda são reprodutores de modelos de aula em que se formaram, é muito oportuna a apresentação da estratégia que pode ser denominada de videoaula ou cinefórum, utilizada pelo professor em sua sala de aula no Curso de Direito das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT.
No momento atual, fazer uso de recursos audiovisuais é uma das estratégias didático-pedagógicas mais eficazes, pois somos literalmente bombardeados diariamente por imagens na televisão, na internet, nos celulares. Estamos absolutamente imersos em um mundo audiovisual. Justamente por isso que a sala de aula torna-se um locus apropriado de utilização de filmes que possibilitem ao acadêmico relacionar o material com o conteúdo da disciplina.
Para Joan Ferrés, são as emoções suscitadas pela interação das imagens, música, palavras e efeitos de som, que se encontram carregados de sentido e de significados, que propiciam o estabelecimento de relações. Os filmes jamais devem ser encarados como uma distração ou uma forma de preencher o tempo.
Além disso, assim como qualquer outra atividade pedagógica, devem ser planejados de forma séria e profunda — como a que ora nos é apresentada pelo autor do trabalho realizado em sala de aula na disciplina de Ciência Política e Teoria do Estado.
Direito, Política E Cinema (Com Spoilers)
- Ciências Sociais, Cinema, Direito
- 14 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.