Entender a pesquisa como uma experiência de compreensão do mundo, da vida e de nós mesmos, especialmente nestes últimos tempos, em que nos sentimos confrontados com a vida e com a morte, com resistências e negacionismos, parece ser crucial e requer humanização e sensibilidade para compreender criticamente diferentes posicionamentos.
Refletir o conhecimento e contribuir com a ciência pressupõe adentrar a curiosidade, o diálogo e a abertura para o outro e para as diferenças. São travessias epistemológicas delineadas pela investigação e pelo rigor científico. Viver a pesquisa como uma possibilidade de vislumbrar horizontes mais humanistas, propulsores de desejos, curiosidades e saberes é o propósito maior desta obra.
Sob esse intuito, o Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação e Contemporaneidade” (EDUCON/CNPq/UFS), coordenado pela Professora Dra. Veleida Anahi da Silva e pelo Professor Dr. Bernard Charlot, propõe este e-book, que apresenta uma coletânea de temáticas que conversam com a educação e áreas afins. Configurada em sua terceira edição, esta obra, intitulada Pesquisa Em Educação: Descortinando Novos Horizontes, reúne textos que tratam de educação, docência, interdisciplinaridade e suas múltiplas possibilidades de relação com o saber, com o ensino e com a aprendizagem.
A elaboração deste e-book reúne pesquisas realizadas por docentes, discentes e pesquisadores de diversos Programas de Pós-Graduação do Brasil, Graduação, Especialistas, bem como ex-discentes, professores da educação básica e demais profissionais de diversas áreas do conhecimento.
As temáticas dialogam com os fazeres investigativos e compreendem diferentes vozes que ecoam a partir de mobilizações individuais e coletivas, decorrentes de incertezas, dúvidas, anseios e desejos. São partilhas de vivências, experiências e saberes que se somam a outros e provocam novos conhecimentos e aprendizagens.
Que a leitura desta obra possibilite dar visibilidade às diferentes formas de compreender a pesquisa e seus percursos formativos, capaz de instigar novas descobertas, mas, principalmente, que permita anunciar novos horizontes, e, por certo, esperança de ser pesquisador e de novas maneiras de se relacionar com a educação e com o mundo!