História Oral De Chilenos Em Campinas

Na obra, Vanessa Paola Rojas Fernandez analisa o processo imigratório de chilenos ao Brasil após o golpe de Estado de 1973

Na obra, Vanessa Paola Rojas Fernandez analisa o processo imigratório de chilenos ao Brasil após o golpe de Estado de 1973, que destituiu o governo democraticamente eleito de Salvador Allende.

Aprofundando-se na comunidade chilena de Campinas-SP, a autora apoia-se na tomada de depoimentos orais para a construção de sua narrativa, valorizando a experiência dos sujeitos históricos que constituíram esse movimento.

A percepção da presença dos chilenos no Brasil, se pode dizer, se situa ainda no espaço dos estudos inéditos. São bem poucos os tentos marcados no jogo geral das buscas de explicações afeitas a este processo.

Mesmo os exames que integram os fluxos de sul continentais ainda não incorporaram os chilenos nos processos de deslocamentos próximos. O quase vazio de referencias exige uma problematização audaz, arriscada e sensível, capaz de superar o suposto do push/pull ou das redes sociais.

E no caso chileno nem aspectos econômicos combinados como influxos políticos têm tanta eficácia. Assim, as motivações apresentadas para as vindas de chilenos ao Brasil se mostram dependentes de variações de cromática sutil.

A especificidade do caso chileno é curiosa em si e em comparação com outras. Por lógico os fatores políticos da presença de Allende naquele governo, desde os anos de 1970 e principalmente o golpe de estado e a violenta ditadura instalada por Pinochet três anos depois se transpareceram nos motivos de mudanças.

A originalidade, contudo, corre por conta das razões variadas, dos tempos diversos de saída e negociações fragmentadas, plurais até mesmo no mesmo conjunto parental. O curioso é que o processo de negociação identitária dos chilenos no Brasil não demandou acertos de contas internos da comunidade.

A reinvenção de um calendário celebrativo em terras brasileiras, a criação de clubes e redes de afetos, e a existência de grupos folclóricos, mostra uma superação das diferenças e mais do que isto garante um sentido específico à presença dos chilenos como emigrantes em nosso país.

Além da valentia e originalidade da abordagem do tema, o presente estudo indica a necessidade de desdobramentos de outros trabalhos que carreguem o mesmo compromisso de desvelamento da intimidade de casos.

A emigração como processo familiar e continuado, a inscrição do caso chileno no panorama mais amplo dos fluxos de países vizinhos ao Brasil, tudo somado, revela que não é mais possível um caminho de volta nos avanços alçados pela prática e uso da história oral.

A leitura deste texto é, pois, um convite à complexidade do entendimento emigratório para o Brasil e assim também atinge o patamar questionador do que será a nova América Latina, formada por cromos que se reorganizam sob a égide dos ajustes continentais.

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Aprofundando-se na comunidade chilena de Campinas-SP, a autora apoia-se na tomada de depoimentos orais para a construção de sua narrativa, valorizando a experiência dos sujeitos históricos que constituíram esse movimento.

A percepção da presença dos chilenos no Brasil, se pode dizer, se situa ainda no espaço dos estudos inéditos. São bem poucos os tentos marcados no jogo geral das buscas de explicações afeitas a este processo.

Mesmo os exames que integram os fluxos de sul continentais ainda não incorporaram os chilenos nos processos de deslocamentos próximos. O quase vazio de referencias exige uma problematização audaz, arriscada e sensível, capaz de superar o suposto do push/pull ou das redes sociais.

E no caso chileno nem aspectos econômicos combinados como influxos políticos têm tanta eficácia. Assim, as motivações apresentadas para as vindas de chilenos ao Brasil se mostram dependentes de variações de cromática sutil.

A especificidade do caso chileno é curiosa em si e em comparação com outras. Por lógico os fatores políticos da presença de Allende naquele governo, desde os anos de 1970 e principalmente o golpe de estado e a violenta ditadura instalada por Pinochet três anos depois se transpareceram nos motivos de mudanças.

A originalidade, contudo, corre por conta das razões variadas, dos tempos diversos de saída e negociações fragmentadas, plurais até mesmo no mesmo conjunto parental. O curioso é que o processo de negociação identitária dos chilenos no Brasil não demandou acertos de contas internos da comunidade.

A reinvenção de um calendário celebrativo em terras brasileiras, a criação de clubes e redes de afetos, e a existência de grupos folclóricos, mostra uma superação das diferenças e mais do que isto garante um sentido específico à presença dos chilenos como emigrantes em nosso país.

Além da valentia e originalidade da abordagem do tema, o presente estudo indica a necessidade de desdobramentos de outros trabalhos que carreguem o mesmo compromisso de desvelamento da intimidade de casos.

A emigração como processo familiar e continuado, a inscrição do caso chileno no panorama mais amplo dos fluxos de países vizinhos ao Brasil, tudo somado, revela que não é mais possível um caminho de volta nos avanços alçados pela prática e uso da história oral.

A leitura deste texto é, pois, um convite à complexidade do entendimento emigratório para o Brasil e assim também atinge o patamar questionador do que será a nova América Latina, formada por cromos que se reorganizam sob a égide dos ajustes continentais.

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