A educação formal e não formal e seus enlaces teóricos com a Educação em Direitos Humanos representam o fio condutor dessa obra. Neste sentido, as discussões apresentadas são frutos de lutas e resistências históricas que, ainda, permanecem com a esperança de percorrer caminhos mais justos. O debate proposto busca fortalecer as diferentes vozes e problematizar direitos violados que, muitas vezes, são normalizados no cotidiano.
A inquietude dos autores e suas diferentes abordagens indicam uma mesma perspectiva: o direito a educação como instrumentalização de demandas sociais cada vez mais afetadas por um Estado que não consegue garantir os direitos fundamentais.
A união das obras dessa coletânea não é por acaso, foi resultado de uma disciplina oferecida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no estado do Paraná, no ano de 2020, intitulada Princípios da educação em direitos humanos e sua ressonância na educação formal e não formal. O propósito foi problematizar a concepção da cultura do Educação em Direitos Humanos frente a tessitura social, observando as multidimensões nos espaços educativos.
A obra está organizada em dois momentos. O primeiro, busca discutir a Educação em Direitos Humanos no contexto não formal, tratando de abordagens que se referem a espaços e tempos que nem sempre são concomitantes à educação formalizada.
A segunda proposta do livro trata da “Educação em direitos humanos, a educação formal e formação de professores”, procurando discutir como os estudos dos princípios da educação em direitos humanos nos espaços educativos formais pode contribuir no fortalecimento da dignidade humana e na emancipação dos sujeitos de direitos.
Dessa forma, a força que impulsiona as problematizações aqui apresentadas surge de um momento de estudo, mas revela-se a partir do olhar de cada autor. Os estudos descortinaram concepções e provocaram à mobilização contra as opressões e violações.
É com grande orgulho que desafiamos a todos e todas para a leitura dessa obra construída com pessoas comprometidas com a Educação em Direitos Humanos, relacionando os processos formativos à dimensão ética e às práticas concretas do sujeito.