Pesquisar com alegria e seriedade e compartilhar essa alegria e os resultados de pesquisa. Essas são as ações que marcam a pesquisa acadêmica e que agora se materializam no livro de Vanessa Martins.
A autora presenteia seus leitores com um histórico sobre a prática cultural e social de construção de clubes do livro, o potencial de tal ação comunicacional na web e um estudo sobre as estratégias da saga Harry Potter, conteúdo que, sem dúvida, é de interesse dos fãs, e também de pesquisadores e leitores em geral, que queiram conhecer mais sobre estratégias narrativas, clubes de leitura e, claro, sobre o mundo mágico, suas poções e feitiços.
Além da pesquisa que originou este livro, há, em cada página, muito tempo de leitura, estudo, reflexão, debate, aulas, artigos e tudo mais que compõe a rotina de um pesquisador. E muita perseverança para fazer pesquisa na atualidade e certificar sua relevância para a sociedade.
Sempre em trânsito também no mundo acadêmico, a autora acumulou na bagagem conhecimentos que traz para a presente obra. Pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, graduada em Publicidade e Propaganda e também em Letras, Vanessa tornou-se mestre em Comunicação pela UFJF com a presente pesquisa, que agora chega ao leitor.
Para tanto, precisou deslizar entre a posição de pesquisadora e a de fã pelo mundo bruxo, e apresenta neste livro o resultado dessa fórmula que parece ter um pouco de magia.
Muito tempo antes de Internet, web e rede social, já era próprio do humano contar histórias para compartilhar experiências, o que vem na imagem da conversa ao redor da fogueira. A forma como fazemos essa ação tão própria do humano foi mudando ao longo do tempo, frente à necessidade da troca e do encontro a partir de narrativas.
O que o livro nos apresenta é um trabalho que parte da análise do clube do livro de Harry Potter no ambiente digital, considerando suas estratégias comunicacionais e o fluxo conversacional de leitores no Twitter, estudo que traz resultados relevantes para o campo da Comunicação sobre que tipos de laços sociais são estabelecidos nessa ação.
Mas antes dos resultados finais, o percurso apresenta uma construção de conhecimento que dialoga tanto com os estudos de mídia como os de literatura, com foco na narrativa em seus múltiplos aspectos.