A Europa Alemã: A Crise Do Euro E As Novas Perspectivas De Poder

Esse pequeno livro escrito por Ulrich Beck tem muito a dizer sobre nossos tempos. O sociólogo alemão resolveu enfrentar um dos mais difíceis problemas da contemporaneidade, a crise do Euro, o que torna o livro muito relevante para a compreensão desse período nebuloso.


O livro, finalizado por Beck em agosto de 2012, faz uma reflexão sobre a situação em que se encontra a União Europeia e seus possíveis efeitos para os europeus e para o restante do mundo. Nesse ponto, ele inicia com uma afirmação impactante, ao dizer que a queda da Europa é prejudicial, não só para os países da UE, mas também para os valores sociais desenvolvidos em função dos avanços no processo de integração vivenciados pelos europeus, como a defesa dos Direitos Humanos, das formas democráticas de organização política e da transnacionalização efetiva das questões que ultrapassam as fronteiras nacionais. Alguns desses avanços também são praticados em outras localidades, sendo, portanto, o seu declínio em território europeu uma derrota para todos que advogam esses mesmos valores.
Além disso, chama-nos a atenção para o fato de que o texto pode estar datado até o seu lançamento, pois as soluções para as questões europeias podem ter sido encontradas, ou mesmo o Euro ter deixado de existir. Entretanto, até este momento, nem uma coisa nem outra ocorreram, e a sua leitura se torna obrigatória para aqueles que desejam compreender o cenário de crise no qual o modelo mais profundo de integração entre países se encontra.
Beck destaca que muito da crise se deve à cegueira econômica, pois se deixou de lado a sociedade e, por consequência, a política. Ele salienta que a UE deve trazer de volta a sociedade e colocá-la nos foros de debate. Ele também lembra que a Europa não é apenas o Euro, algo fundamental para quem deseja pensar em alguma solução para crise, pois, ao se deparar com as análises efetuadas, o caráter econômico-financeiro se sobrepõe às outras dimensões. Tem-se a impressão de que não existe vida fora da economia, tanto que a retórica econômica adquire características humanas em um processo de personificação dos mercados financeiros que visa a supervalorizá-los. Interessante destacar que ele demonstra tal posicionamento por meio de diversos exemplos retirados das notícias a que teve acesso pelos meios de comunicação.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Europa Alemã: A Crise Do Euro E As Novas Perspectivas De Poder

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog