Estudos Sobre A Educação Brasileira

Tufi Machado Soares & Alicia Bonamino (Orgs.) - Estudos Sobre A Educação Brasileira: Múltiplos Olhares

Fruto de uma intensa cooperação entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC-Rio e do PPGE da UFJF, o e-book Estudos Sobre A Educação Brasileira: Múltiplos Olhares apresenta 10 artigos que abordam temas fundamentais no quadro educacional brasileiro.


Há 20 anos, pouca pesquisa empírica era produzida no âmbito das pós--graduações em educação no Brasil. Particularmente, muito pouca pesquisa quantitativa relevante era produzida. Não obstante, o esforço de estudos pioneiros, muitos dos quais financiados por agências estrangeiras, estimulou o engajamento de parte dos pesquisadores de ambas as instituições a esse árduo ofício. No entanto, foram as agências de fomento nacionais, principalmente dentro dos programas mencionados, que propiciaram a expansão desse campo de estudo, alimentada, principalmente, pela expansão, concomitante, da oferta de dados educacionais, especialmente os originados das avaliações em larga escala realizadas pelo Estado brasileiro.
Infelizmente, paira, ainda, em muitos textos acadêmicos na área educacional no Brasil, a mística de que uma “pesquisa” isolada pode compreender toda uma realidade altamente complexa, multifacetada, carregada de interesses coorporativos como é o fenômeno educacional, e, ainda como um bônus, fornecer todos os elementos para a modificação da realidade, restando ao gestor apenas seguir as suas conclusões como se fossem verdades absolutas.
Também é comum a visão de que a solução já está escrita na literatura “sagrada” dos grandes filósofos e pensadores do campo educacional, restando, ao pesquisador, confirmar as grandes posições e reproduzir os discursos, e, ao gestor, empregá-las imediatamente e incondicionalmente na práxis escolar.
Os textos que compõem Estudos Sobre A Educação Brasileira se dividem em três partes: desigualdades educacionais, aprendizado em leitura e organização e contexto escolar. A obra também discute gestão escolar, efeitos da reprovação, estudos comparativos sobre letramento, desenvolvimento de métodos de avaliação, entre outros assuntos.
Em um cenário recente de pesquisas empíricas no âmbito das pós-graduações em educação no Brasil, o livro organizado por Tufi Machado e Alicia Bonamino enfrenta questões essenciais desse campo de estudo.

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Tufi Machado Soares & Alicia Bonamino (Orgs.) – Estudos Sobre A Educação Brasileira: Múltiplos Olhares

Fruto de uma intensa cooperação entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC-Rio e do PPGE da UFJF, o e-book Estudos Sobre A Educação Brasileira: Múltiplos Olhares apresenta 10 artigos que abordam temas fundamentais no quadro educacional brasileiro.
Há 20 anos, pouca pesquisa empírica era produzida no âmbito das pós–graduações em educação no Brasil. Particularmente, muito pouca pesquisa quantitativa relevante era produzida. Não obstante, o esforço de estudos pioneiros, muitos dos quais financiados por agências estrangeiras, estimulou o engajamento de parte dos pesquisadores de ambas as instituições a esse árduo ofício. No entanto, foram as agências de fomento nacionais, principalmente dentro dos programas mencionados, que propiciaram a expansão desse campo de estudo, alimentada, principalmente, pela expansão, concomitante, da oferta de dados educacionais, especialmente os originados das avaliações em larga escala realizadas pelo Estado brasileiro.
Infelizmente, paira, ainda, em muitos textos acadêmicos na área educacional no Brasil, a mística de que uma “pesquisa” isolada pode compreender toda uma realidade altamente complexa, multifacetada, carregada de interesses coorporativos como é o fenômeno educacional, e, ainda como um bônus, fornecer todos os elementos para a modificação da realidade, restando ao gestor apenas seguir as suas conclusões como se fossem verdades absolutas.
Também é comum a visão de que a solução já está escrita na literatura “sagrada” dos grandes filósofos e pensadores do campo educacional, restando, ao pesquisador, confirmar as grandes posições e reproduzir os discursos, e, ao gestor, empregá-las imediatamente e incondicionalmente na práxis escolar.
Os textos que compõem Estudos Sobre A Educação Brasileira se dividem em três partes: desigualdades educacionais, aprendizado em leitura e organização e contexto escolar. A obra também discute gestão escolar, efeitos da reprovação, estudos comparativos sobre letramento, desenvolvimento de métodos de avaliação, entre outros assuntos.
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