De Rerum Natura: Livro I

De Rerum Natura é um poema didático, dentro do género dos periphyseos cultivado por alguns pré-socráticos gregos, escrito no século I a.C. por Tito Lucrécio.

Tito Lucrécio Caro, autor do De Rerum Natura (Sobre A Natureza Das Coisas), viveu entre o século I antes e depois de Cristo, e morreu pouco depois dos quarenta anos, por volta do ano 55, em Roma.

As referências aos versos 40 – 43 do Livro I nos dá uma visão do ambiente político e cultural de Roma, com as agitações políticas desse período de triunvirato. Tudo o mais sobre esse poeta é desconhecido.

Supõe-se que tenha sido ‘cliente’ do aristocrático Caio Mêmio a quem ele dedica o poema, o que sugere que o poeta tenha pertencido a alguma casta da aristocracia, embora não se possa afirmar. Além disso sabe-se que foi Cícero quem cuidou da edição póstuma do texto.

Deixando as especulações, espera-se que os papiros de Herculano, da biblioteca de Filodemo de Gadara, intelectual epicurista, possam lançar novas luzes sobre o autor e sua obra, talvez com novas cópias do texto. Acredita-se que em breve publicarão trechos desses livros, que se recuperam de estado de carbonização.

Parece que a informação de Jerônimo sobre o poeta, que ele ter-se-ia matado depois de tomar um filtro amoroso, repousa em tentativa de desacreditar a doutrina do materialismo e do antiprovidencialismo, perante a visão cristã.

Se um poeta revela traços de personalidade em sua obra, muitos encontrarão razões de supor algo contrário à loucura nesses versos, como racionalismo e ideias claras e coerentes com a finalidade da obra.

Não há sinal de antecessores epicuristas na obra de Lucrécio. Cícero que curou a edição dos versos, não nos dá possibilidade de analisar essa questão, pois não o põe em cena em seus diálogos, pois na verdade seus interlocutores são homens de política e filosofia.

Mas pode-se pensar também em Ático, apolítico e epicurista, que talvez tenha orientado a edição dessa obra. Apesar de ser reconhecida como obra atraente no estilo, não se faz menção dela pela degradação dos valores autênticos da filosofia e da religião. Isso pode explicar esse silêncio, ainda que Cícero seja tido como intelectualmente honesto.

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De Rerum Natura é um poema didático, dentro do género dos periphyseos cultivado por alguns pré-socráticos gregos, escrito no século I a.C. por Tito Lucrécio.

Tito Lucrécio Caro, autor do De Rerum Natura (Sobre A Natureza Das Coisas), viveu entre o século I antes e depois de Cristo, e morreu pouco depois dos quarenta anos, por volta do ano 55, em Roma.

As referências aos versos 40 – 43 do Livro I nos dá uma visão do ambiente político e cultural de Roma, com as agitações políticas desse período de triunvirato. Tudo o mais sobre esse poeta é desconhecido.

Supõe-se que tenha sido ‘cliente’ do aristocrático Caio Mêmio a quem ele dedica o poema, o que sugere que o poeta tenha pertencido a alguma casta da aristocracia, embora não se possa afirmar. Além disso sabe-se que foi Cícero quem cuidou da edição póstuma do texto.

Deixando as especulações, espera-se que os papiros de Herculano, da biblioteca de Filodemo de Gadara, intelectual epicurista, possam lançar novas luzes sobre o autor e sua obra, talvez com novas cópias do texto. Acredita-se que em breve publicarão trechos desses livros, que se recuperam de estado de carbonização.

Parece que a informação de Jerônimo sobre o poeta, que ele ter-se-ia matado depois de tomar um filtro amoroso, repousa em tentativa de desacreditar a doutrina do materialismo e do antiprovidencialismo, perante a visão cristã.

Se um poeta revela traços de personalidade em sua obra, muitos encontrarão razões de supor algo contrário à loucura nesses versos, como racionalismo e ideias claras e coerentes com a finalidade da obra.

Não há sinal de antecessores epicuristas na obra de Lucrécio. Cícero que curou a edição dos versos, não nos dá possibilidade de analisar essa questão, pois não o põe em cena em seus diálogos, pois na verdade seus interlocutores são homens de política e filosofia.

Mas pode-se pensar também em Ático, apolítico e epicurista, que talvez tenha orientado a edição dessa obra. Apesar de ser reconhecida como obra atraente no estilo, não se faz menção dela pela degradação dos valores autênticos da filosofia e da religião. Isso pode explicar esse silêncio, ainda que Cícero seja tido como intelectualmente honesto.

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