A Formação Do Psicólogo Do Trânsito

A obra aborda a competência moral na formação de psicólogos do trânsito, destacando uma formação que priorize a capacidade reflexiva.

A pesquisa que este livro nos apresenta leva à reflexão sobre alguns pontos importantes. O primeiro, apontando para a preocupação com a formação do psicólogo do trânsito que priorize a capacidade reflexiva, que integre as competências teóricas, técnicas e práticas e não as comumente trabalhadas pelos cursos de formação, as teóricas e as técnicas.

A Psicologia do Trânsito poderá contribuir significativamente com a perícia psicológica para motoristas, com gestão de projetos, políticas públicas e com a educação para o trânsito. Para isso, precisamos de profissionais bem formados e que desenvolvam sua capacidade crítico-reflexiva a respeito das múltiplas situações presentes no cotidiano de trabalho.

Por sua vez, na perspectiva da Psicologia Moral, a crítica e a reflexão envolvem, inevitavelmente, a formação ética e a competência moral, essas, entendidas como sendo uma capacidade que envolve necessariamente a reflexão e a sua construção, desde cedo, em ambientes democráticos em que prevaleçam o diálogo, o respeito e a cooperação.

Assim, este livro nos apresenta os resultados de um trabalho de intervenção com psicólogos(as) formados(as), participantes de um curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia do Trânsito.

Partindo do pressuposto de que o ensino tradicional, que ainda prevalece nesses cursos, prioriza as teorias e as técnicas e, aliadas à preocupação com o desenvolvimento da capacidade reflexiva que o curso deverá propiciar na formação do aluno, a autora, com aporte da psicologia moral, aponta possíveis caminhos para esse desenvolvimento, que integre as competências teóricas, técnicas e práticas por meio das metodologias ativas, visando o desenvolvimento das competências morais.

Os capítulos da fundamentação teórica tratam de temáticas relacionadas ao Histórico do Trânsito e à Psicologia do Trânsito, apresentando definições sobre trânsito, os tipos de acidentes que ocorrem nele, panorama atual da avaliação psicológica para as carteiras nacionais de habilitação, campanhas educativas e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre essas temáticas.

Na sequência, são apresentados autores da área da psicologia moral, que fundamentam esta obra com estudos sobre a moralidade, chamando também a atenção para os processos éticos em Psicologia do Trânsito e a relação entre ela e o desenvolvimento moral.

Conclui a fundamentação teórica com a formação ética, abordando a relação entre educação moral e formação ética; a importância da discussão de dilemas para o desenvolvimento das capacidades de pensamento e de ação moral e democrática, finalizando com a importância das metodologias ativas para a formação crítico-reflexiva.

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A obra aborda a competência moral na formação de psicólogos do trânsito, destacando uma formação que priorize a capacidade reflexiva.

A pesquisa que este livro nos apresenta leva à reflexão sobre alguns pontos importantes. O primeiro, apontando para a preocupação com a formação do psicólogo do trânsito que priorize a capacidade reflexiva, que integre as competências teóricas, técnicas e práticas e não as comumente trabalhadas pelos cursos de formação, as teóricas e as técnicas.

A Psicologia do Trânsito poderá contribuir significativamente com a perícia psicológica para motoristas, com gestão de projetos, políticas públicas e com a educação para o trânsito. Para isso, precisamos de profissionais bem formados e que desenvolvam sua capacidade crítico-reflexiva a respeito das múltiplas situações presentes no cotidiano de trabalho.

Por sua vez, na perspectiva da Psicologia Moral, a crítica e a reflexão envolvem, inevitavelmente, a formação ética e a competência moral, essas, entendidas como sendo uma capacidade que envolve necessariamente a reflexão e a sua construção, desde cedo, em ambientes democráticos em que prevaleçam o diálogo, o respeito e a cooperação.

Assim, este livro nos apresenta os resultados de um trabalho de intervenção com psicólogos(as) formados(as), participantes de um curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia do Trânsito.

Partindo do pressuposto de que o ensino tradicional, que ainda prevalece nesses cursos, prioriza as teorias e as técnicas e, aliadas à preocupação com o desenvolvimento da capacidade reflexiva que o curso deverá propiciar na formação do aluno, a autora, com aporte da psicologia moral, aponta possíveis caminhos para esse desenvolvimento, que integre as competências teóricas, técnicas e práticas por meio das metodologias ativas, visando o desenvolvimento das competências morais.

Os capítulos da fundamentação teórica tratam de temáticas relacionadas ao Histórico do Trânsito e à Psicologia do Trânsito, apresentando definições sobre trânsito, os tipos de acidentes que ocorrem nele, panorama atual da avaliação psicológica para as carteiras nacionais de habilitação, campanhas educativas e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre essas temáticas.

Na sequência, são apresentados autores da área da psicologia moral, que fundamentam esta obra com estudos sobre a moralidade, chamando também a atenção para os processos éticos em Psicologia do Trânsito e a relação entre ela e o desenvolvimento moral.

Conclui a fundamentação teórica com a formação ética, abordando a relação entre educação moral e formação ética; a importância da discussão de dilemas para o desenvolvimento das capacidades de pensamento e de ação moral e democrática, finalizando com a importância das metodologias ativas para a formação crítico-reflexiva.

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