A busca pela construção do conhecimento com o uso de perspectivas inter e transdiciplinares destaca-se em alguns espaços e áreas científicas. Olhar e analisar um objeto por meio dos diversos saberes traz em si uma responsabilização com a ciência, especialmente quando escolhe-se eixos norteadores e temáticas que estejam na geo-espacialidade de sociedades que se constituem da pluversalidade.
Nesse contexto, esse trabalho traz pessoas que se debruçam sobre temáticas que se aproximam pela escolha das reflexões interdisciplinares e metodologias múltiplas. Reúnem-se discentes e docentes de instituições comunitária e públicas com sede na região norte do Rio Grande do Sul (UFFS Campus de Erechim e UERGS/Erechim), oeste de Santa Catarina (UNOESC e UFFS-Campus de Chapecó), litoral do Rio Grande do Sul (UERGS/Osório) e sudoeste do Paraná (UNIOESTE-Campus de Francisco Beltrão).
O trabalho divide-se em duas partes e possui 14 capítulos. O eixo norteador dos diálogos e reflexões realizados pelos autores foi Direitos Humanos E Educação.