Aprendizagem E Desenvolvimento Humano

Aprendizagem E Desenvolvimento Humano é resultado de estudos realizados por discentes e docentes do curso de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. A diversidade de enfoques apresentados mostra a amplitude das pesquisas desenvolvidas e a contribuição deste grupo de acadêmicos

para o desenvolvimento da área que é desafiadora e básica para a Psicologia.
Os capítulos iniciais focalizam a responsabilidade que o Programa tem com a área da Aprendizagem. São estudos que apresentam contribuições metodológicas e aplicadas na avaliação de processos de aprendizagem e de planejamento de condições de ensino para crianças e a análise do comportamento para a Educação no campo da formação de professores e contribuições de recursos metodológicos de avaliação fundamental no contexto educacional.
Na sequência, os estudos trazem contribuições diretas com a área de Desenvolvimento Humano, abordando temas voltados para pré-escolares até a idade adulta, como pais e professores. Nos capítulos que fornecem dados a respeito de pré-escolares, os temas versam sobre: treino de habilidades sociais e mudanças de desempenho, repertório socialmente habilidoso entre meninos e meninas e a importância do comportamento verbal e não verbal, como favoráveis ao desenvolvimento humano, assim como a análise de desenvolvimento infantil de crianças contaminadas e não contaminadas por chumbo.
Os adolescentes têm seu espaço nesta obra, com o estudo de seus conceitos de família, sua função e o grau de satisfação deles em relação a elas, sendo a origem destes: a zona rural e a zona urbana.
Nos capítulos que estão voltados para a população de adultos, os estudos investigam os estereótipos sexuais no discurso de mães e o que elas relatam sobre a educação de seus filhos - meninos e meninas -, quando se trata de questões de gênero; o relacionamento conjugal e entre pais e filhos em família de pré-escolares após a separação dos cônjuges; a importância do diálogo entre mãe e filho, mantendo o espaço do pai nas relações afetivas com a criança, para minimizar o sentimento de abandono do filho; a avaliação das percepções de crianças e mães sobre as relações familiares permeadas por violência sexual do pai contra a filha após a revelação da violência; orientação de professores sobre o que é TDAH, suas causas, diagnósticos e prevalência.
Espero que o leitor perceba a importância destes estudos e os aproveite como eles bem merecem.

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Os adolescentes têm seu espaço nesta obra, com o estudo de seus conceitos de família, sua função e o grau de satisfação deles em relação a elas, sendo a origem destes: a zona rural e a zona urbana.
Nos capítulos que estão voltados para a população de adultos, os estudos investigam os estereótipos sexuais no discurso de mães e o que elas relatam sobre a educação de seus filhos – meninos e meninas -, quando se trata de questões de gênero; o relacionamento conjugal e entre pais e filhos em família de pré-escolares após a separação dos cônjuges; a importância do diálogo entre mãe e filho, mantendo o espaço do pai nas relações afetivas com a criança, para minimizar o sentimento de abandono do filho; a avaliação das percepções de crianças e mães sobre as relações familiares permeadas por violência sexual do pai contra a filha após a revelação da violência; orientação de professores sobre o que é TDAH, suas causas, diagnósticos e prevalência.
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