Aprendizagem E Comportamento Humano

O livro Aprendizagem e comportamento humano reúne vários capítulos referentes aos trabalhos de pesquisa teórica e prática dos professores junto a discentes e pesquisadores de outras instituições do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem.

Os textos reunidos neste livro contemplam o tema da aprendizagem e do comportamento, vinculados às propostas educativas no cenário da inclusão social e escolar. Os capítulos serão apresentados reunidos por temática: “Inclusão escolar e diversidade na escola”, “Aplicações da análise do comportamento na educação” e “Habilidades sociais e relações educativas”.
Na primeira parte, “Inclusão escolar e diversidade na escola”, encontram-se cinco capítulos:
- Flexibilização e adaptação curricular no processo de inclusão escolar;
- Recursos utilizados por professoras para se comunicarem com alunos com síndrome de Asperger em sala de aula comum;
- Volta às aulas aos sessenta anos: perfil dos alunos de uma universidade aberta à terceira idade;
- Avaliação e intervenção com crianças em condição de sobrepeso e obesidade; e
- Análise da regulamentação sobre educação inclusiva no estado de São Paulo.
Na segunda parte do livro, “Aplicações da Análise do Comportamento na educação”, encontram-se outros três capítulos:
- Análise experimental das relações entre o ouvir e o falar em deficientes auditivos implantados cocleares;
- Estratégias metodológicas no estudo da atuação profissional do treinador esportivo; e
- Reconstrução conceitual do prestar atenção na Análise do Comportamento.
Finalmente, na terceira parte do livro, “Habilidades sociais e relações educativas”, encontram-se três capítulos:
- Investigando as habilidades sociais de pré-escolares com problemas de comportamento;
- Promovendo habilidades sociais educativas parentais: caracterizando a atuação do terapeuta; e
- A interação entre pais e filhos adolescentes sob a ótica da Análise Aplicada do Comportamento.
Espero que o leitor possa aprofundar o conhecimento sobre a temática da aprendizagem e do comportamento considerando as diferentes pesquisas e reflexões teóricas apresentadas neste livro, sustentadas pelas contribuições dos estudos das Habilidades Sociais, dos pressuspostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Análise do Comportamento. A inclusão social e escolar, que é uma prerrogativa atual e importante no cenário mundial, tem implicações que repercutem no âmbito da escola e também nas relações familiares e sociais. Por isso, os trabalhos aqui descritos, que espelham, sobretudo, o olhar da Psicologia, utilizam abordagens tanto pedagógicas como clínicas e o livro pode ser um material de consulta importante para pesquisadores e interessados no tema.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Aprendizagem E Comportamento Humano

O livro Aprendizagem e comportamento humano reúne vários capítulos referentes aos trabalhos de pesquisa teórica e prática dos professores junto a discentes e pesquisadores de outras instituições do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Os textos reunidos neste livro contemplam o tema da aprendizagem e do comportamento, vinculados às propostas educativas no cenário da inclusão social e escolar. Os capítulos serão apresentados reunidos por temática: “Inclusão escolar e diversidade na escola”, “Aplicações da análise do comportamento na educação” e “Habilidades sociais e relações educativas”.
Na primeira parte, “Inclusão escolar e diversidade na escola”, encontram-se cinco capítulos:
– Flexibilização e adaptação curricular no processo de inclusão escolar;
– Recursos utilizados por professoras para se comunicarem com alunos com síndrome de Asperger em sala de aula comum;
– Volta às aulas aos sessenta anos: perfil dos alunos de uma universidade aberta à terceira idade;
– Avaliação e intervenção com crianças em condição de sobrepeso e obesidade; e
– Análise da regulamentação sobre educação inclusiva no estado de São Paulo.
Na segunda parte do livro, “Aplicações da Análise do Comportamento na educação”, encontram-se outros três capítulos:
– Análise experimental das relações entre o ouvir e o falar em deficientes auditivos implantados cocleares;
– Estratégias metodológicas no estudo da atuação profissional do treinador esportivo; e
– Reconstrução conceitual do prestar atenção na Análise do Comportamento.
Finalmente, na terceira parte do livro, “Habilidades sociais e relações educativas”, encontram-se três capítulos:
– Investigando as habilidades sociais de pré-escolares com problemas de comportamento;
– Promovendo habilidades sociais educativas parentais: caracterizando a atuação do terapeuta; e
– A interação entre pais e filhos adolescentes sob a ótica da Análise Aplicada do Comportamento.
Espero que o leitor possa aprofundar o conhecimento sobre a temática da aprendizagem e do comportamento considerando as diferentes pesquisas e reflexões teóricas apresentadas neste livro, sustentadas pelas contribuições dos estudos das Habilidades Sociais, dos pressuspostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Análise do Comportamento. A inclusão social e escolar, que é uma prerrogativa atual e importante no cenário mundial, tem implicações que repercutem no âmbito da escola e também nas relações familiares e sociais. Por isso, os trabalhos aqui descritos, que espelham, sobretudo, o olhar da Psicologia, utilizam abordagens tanto pedagógicas como clínicas e o livro pode ser um material de consulta importante para pesquisadores e interessados no tema.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog