Este primeiro volume registra a ferramenta de análise construída com o objetivo de realizar o monitoramento de violações de direitos em veículos brasileiros de comunicação.
Inicialmente pensada para uso exclusivo da equipe de pesquisadores, a metodologia foi editada e publicada, por conter elementos que permitem a identificação da problemática, por uma gama ampla de pessoas.
Como citado na Apresentação, o cerne das preocupações do movimento social são os programas de rádio e TV centrados no relato de ocorrências de ordem criminal. E a observação direta do fenômeno aponta não só para condutas violadoras de direitos, como para diferenças relevantes na produção desse tipo de narrativa, quando comparada aos programas noticiosos em geral.
Optou-se, pois, por colocar o foco sobre essas produções – o que não significa ignorar os demais setores, estratégias e atores da esfera midiática, mas de focar o trabalho de investigação sobre um fenômeno situado nessa esfera, mas com características específicas, marcantes. Um fenômeno extremamente impactante e em franco processo de expansão no Brasil.
Os problemas do campo da comunicação de massa em geral têm vetores em comum, sobre os quais este trabalho chama também a atenção, e que serão debatidos mais amplamente no segundo volume do Guia. A ferramenta de análise e o monitoramento de violações, porém, são direcionados especificamente a esses programas, conhecidos nas esferas social e acadêmica como “policialescos”.
A definição do fenômeno a ser investigado, portanto, determinou o universo a ser pesquisado. Em outras palavras, os meios, grupos, emissoras e programas que constam desse Guia foram escolhidos de maneira mais ou menos aleatória, com o propósito de ilustrar as violações, mas já obedecendo aos parâmetros que nortearão a pesquisa em si: produções de rádio e TV dedicadas a narrar ocorrências policiais.
Mas como o principal objetivo da ferramenta de pesquisa aqui reproduzida é ilustrar, de modo preciso e didático, os tipos de violações de direitos problematizados, vez por outra foi registrado um trecho de narrativa midiática que não pertence ao grupo caracterizado como “policialesco”, mas que exemplifica bem determinada violação.
Violações De Direitos Na Mídia Brasileira Vol. I
- Comunicação, Direito
- 8 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.