Exploração Sexual De Crianças E Adolescentes: Guia De Referência Para A Cobertura Jornalística

Este guia de referência integra uma série de publicações que a ANDI – Comunicação e Direitos vem lançando ao longo dos últimos anos, no âmbito do Projeto Jornalista Amigo da Criança

, patrocinado pela Petrobras. O objetivo destes materiais é oferecer aos profissionais de imprensa orientações de fácil manuseio, com vistas a uma cobertura mais qualificada sobre temas da agenda social brasileira – em especial, os relacionados aos direitos de crianças e adolescentes.
Não por acaso, a série de publicações foi inaugurada, em 2007, com o tema da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – uma das mais graves formas de violação de direitos da população infanto-juvenil, que, devido à complexidade dos fatores envolvidos, vem desafiando não apenas os gestores públicos, mas também o trabalho cotidiano das redações brasileiras.
Nesta reedição, realizada em parceria com o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI/CN), os dados da versão original, de 2007, são atualizados e complementados, de modo a enriquecer o conjunto de orientações e diretrizes estruturado com vistas ao aprimoramento da cobertura jornalística sobre essa relevante temática.
Acreditamos que o investimento na qualificação dos jornalistas brasileiros representa um passo decisivo para assegurar e fortalecer, no âmbito do debate público, a devida prioridade em relação aos direitos das novas gerações, prevista na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em diversos acordos internacionais firmados pelo País.
Não há dúvida quanto ao fato de que as redações brasileiras vêm integrando à pauta cotidiana as questões relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes. E apesar de ainda ser frequente a presença de abordagens de cunho sensacionalista, há também sinais concretos de que tal tendência vem se alterando nos últimos anos.
Estudos coordenados pela ANDI demonstram que, sob a ótica da qualidade, a cobertura
sobre violência sexual supera, em regra, o noticiário dedicado à violência em geral praticada contra esses grupamentos. E os exemplos positivos registrados nessa área deixam claro que, ao agregar à pauta um tratamento editorial mais qualificado, a contribuição da imprensa ao debate público sobre o tema adquire grande relevância.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Exploração Sexual De Crianças E Adolescentes: Guia De Referência Para A Cobertura Jornalística

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog