Educação Especial E Educação Inclusiva

No Brasil e no mundo, na década de 1990, a temática inclusão ganha força e visibilidade em decorrência, por um lado, dos processos democráticos e, por outro, dos movimentos de resistência à exclusão da sociedade civil, tendo sua origem no período pós-guerra, quando se inicia e se intensifica a discussão sobre a igualdade de direitos.

No âmbito da Educação Especial, a inclusão aparece em ruptura com a integração, deslocando o enfoque do problema no indivíduo para a sociedade, do aluno para a escola.

No entanto, alguns estudiosos não reconhecem esse movimento como ruptura, e, sim, como processo, já que o princípio da educação inclusiva não se efetivará por decreto ou imposição legal, e tanto a Educação Especial quanto a Educação Regular precisarão de tempo para se adequar de modo a construírem políticas públicas e práticas pedagógicas que deem conta de atender às especificidades de todos os seus sujeitos.

Nesse sentido, o Fórum Capixaba de Educação Inclusiva há mais de 12 anos vem promovendo ações, sobretudo aquelas direcionadas à formação de profissionais, visando contribuir para oportunizar aos professores o diálogo com professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino básico e superior sobre as tensões, avanços, possibilidades e desafios que os diferentes contextos e cenários educacionais estão vivenciando em decorrência da proposta de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na educação, bem como com o poder público e outros profissionais de áreas afins.

Para contribuir com essas discussões e objetivando dialogar com a produção e socialização de conhecimentos em Educação Especial e com o debate sobre a inclusão na educação de alunos com necessidades educacionais especiais, junto a professores da educação básica, do ensino médio e superior, organizamos este material que é fruto do I Seminário Nacional de Educação Especial e XII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva realizado em Vitória, em junho de 2010.

O referido evento teve como tema “Educação especial/educação inclusiva: conhecimentos, experiências e formação”.

A iniciativa do Fórum tem promovido o fortalecimento e a proposição de práticas educacionais inclusivas nas instituições de ensino. Nesse sentido, buscamos com essa produção reunir artigos de pesquisadores da área que muito têm contribuído na viabilização de novos conhecimentos, ações e discussões na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-casinha-pink-branca/

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No Brasil e no mundo, na década de 1990, a temática inclusão ganha força e visibilidade em decorrência, por um lado, dos processos democráticos e, por outro, dos movimentos de resistência à exclusão da sociedade civil, tendo sua origem no período pós-guerra, quando se inicia e se intensifica a discussão sobre a igualdade de direitos.

No âmbito da Educação Especial, a inclusão aparece em ruptura com a integração, deslocando o enfoque do problema no indivíduo para a sociedade, do aluno para a escola.

No entanto, alguns estudiosos não reconhecem esse movimento como ruptura, e, sim, como processo, já que o princípio da educação inclusiva não se efetivará por decreto ou imposição legal, e tanto a Educação Especial quanto a Educação Regular precisarão de tempo para se adequar de modo a construírem políticas públicas e práticas pedagógicas que deem conta de atender às especificidades de todos os seus sujeitos.

Nesse sentido, o Fórum Capixaba de Educação Inclusiva há mais de 12 anos vem promovendo ações, sobretudo aquelas direcionadas à formação de profissionais, visando contribuir para oportunizar aos professores o diálogo com professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino básico e superior sobre as tensões, avanços, possibilidades e desafios que os diferentes contextos e cenários educacionais estão vivenciando em decorrência da proposta de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na educação, bem como com o poder público e outros profissionais de áreas afins.

Para contribuir com essas discussões e objetivando dialogar com a produção e socialização de conhecimentos em Educação Especial e com o debate sobre a inclusão na educação de alunos com necessidades educacionais especiais, junto a professores da educação básica, do ensino médio e superior, organizamos este material que é fruto do I Seminário Nacional de Educação Especial e XII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva realizado em Vitória, em junho de 2010.

O referido evento teve como tema “Educação especial/educação inclusiva: conhecimentos, experiências e formação”.

A iniciativa do Fórum tem promovido o fortalecimento e a proposição de práticas educacionais inclusivas nas instituições de ensino. Nesse sentido, buscamos com essa produção reunir artigos de pesquisadores da área que muito têm contribuído na viabilização de novos conhecimentos, ações e discussões na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

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