Compreender O Trabalho Dos Professores Brasileiros Do Ensino Básico

Compreender O Trabalho Dos Professores Brasileiros Do Ensino Básico apresenta pesquisas voltadas para a formação do professor da escola básica.

A Teoria Abordagem Documental do Didático desenvolvida por Gueudet e Trouche com colaboração de outros autores, vem sendo apoio teórico para pesquisas em torno do ensino, em especial da matemática, por toda parte do mundo. Em junho de 2018 reuniram-se em Lyon na França mais de 26 países em um congresso em torno dessa temática. O Brasil esteve presente com vários representantes.

Essa teoria foi elaborada no âmbito da Didática da Matemática, no entanto nos dias atuais outras áreas da educação têm considerado essa teoria como aporte de suas pesquisas. Isso porque «seu principal objetivo é compreender o desenvolvimento profissional dos professores por meio do estudo de suas interações com os recursos, seus usos e projetos em/para seu ensino”.

Aqui entre nós organizamos um projeto interinstitucional de estudos sobre a temática, denominado Pesquisas Brasileiras sobre Recursos, o qual tem por finalidade trocas de conhecimentos e experiências e outras parcerias. Durante os meses de 2020 realizamos cinco seminários, sendo o primeiro conduzido pelo pesquisador Luc Trouche.

A publicação de um livro foi entendida pelos participantes do projeto como uma oportunidade de trazer aos membros dessa sociedade, aos professores e pesquisadores questões do ensino e informações sobre pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no entorno dessa teoria. Digo entorno, porque em consonância com a Abordagem Documental estão as Teorias da Gênese Documental e Instrumental, Orquestração Instrumental, além de um aporte metodológico que acompanha as teorias, a Metodologia Reflexiva.

Assim sendo, o objetivo deste livro é apresentar para a comunidade brasileira pesquisas voltadas para a formação do professor da escola básica desenvolvidas nessas direções mencionadas, e com isso trazer elementos, que consideramos essenciais, para contribuir com o desenvolvimento profissional do professor.

Consideramos elucidativo definir como título do livro: Compreender O Trabalho Dos Professores Brasileiros Do Ensino Básico: Uma Abordagem Pelos Recursos. Esse livro foi elaborado no auge dessa Pandemia que vem ocasionando transtornos tanto do ponto de vista profissional como pessoal. Os 10 capítulos representam nossos esforços e compromisso com a educação brasileira.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Compreender O Trabalho Dos Professores Brasileiros Do Ensino Básico

Compreender O Trabalho Dos Professores Brasileiros Do Ensino Básico apresenta pesquisas voltadas para a formação do professor da escola básica.

A Teoria Abordagem Documental do Didático desenvolvida por Gueudet e Trouche com colaboração de outros autores, vem sendo apoio teórico para pesquisas em torno do ensino, em especial da matemática, por toda parte do mundo. Em junho de 2018 reuniram-se em Lyon na França mais de 26 países em um congresso em torno dessa temática. O Brasil esteve presente com vários representantes.

Essa teoria foi elaborada no âmbito da Didática da Matemática, no entanto nos dias atuais outras áreas da educação têm considerado essa teoria como aporte de suas pesquisas. Isso porque «seu principal objetivo é compreender o desenvolvimento profissional dos professores por meio do estudo de suas interações com os recursos, seus usos e projetos em/para seu ensino”.

Aqui entre nós organizamos um projeto interinstitucional de estudos sobre a temática, denominado Pesquisas Brasileiras sobre Recursos, o qual tem por finalidade trocas de conhecimentos e experiências e outras parcerias. Durante os meses de 2020 realizamos cinco seminários, sendo o primeiro conduzido pelo pesquisador Luc Trouche.

A publicação de um livro foi entendida pelos participantes do projeto como uma oportunidade de trazer aos membros dessa sociedade, aos professores e pesquisadores questões do ensino e informações sobre pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no entorno dessa teoria. Digo entorno, porque em consonância com a Abordagem Documental estão as Teorias da Gênese Documental e Instrumental, Orquestração Instrumental, além de um aporte metodológico que acompanha as teorias, a Metodologia Reflexiva.

Assim sendo, o objetivo deste livro é apresentar para a comunidade brasileira pesquisas voltadas para a formação do professor da escola básica desenvolvidas nessas direções mencionadas, e com isso trazer elementos, que consideramos essenciais, para contribuir com o desenvolvimento profissional do professor.

Consideramos elucidativo definir como título do livro: Compreender O Trabalho Dos Professores Brasileiros Do Ensino Básico: Uma Abordagem Pelos Recursos. Esse livro foi elaborado no auge dessa Pandemia que vem ocasionando transtornos tanto do ponto de vista profissional como pessoal. Os 10 capítulos representam nossos esforços e compromisso com a educação brasileira.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog