Aplicações E Tendências Do Uso De TICs Na Educação Superior Presencial No Brasil

O conceito inicial de blended-learning significa que uma parte do curso ou disciplina é presencial e outra parte é mediada pela internet.

Hoje, em países como Estados Unidos, Portugal, Cuba, França, Brasil e Inglaterra, o blended-learning já pode ser entendido de outra forma. Nas universidades dos Estados Unidos, é comum o aluno cursar quatro disciplinas, duas delas a distância e duas em campi diferentes. Estamos no estágio em que a parte das atividades a distância está completamente descolada do ensino presencial, e este, por sua vez, já está há alguns anos se apoiando na internet. E isso já é meta do Ministério da Educação.
É esperado, pelo Ministério da Educação, que o aluno possa cursar, simultaneamente, várias disciplinas a distância e outras presenciais, a depender do tempo que ele tenha. Para isso, devem ser considerados alguns aspectos importantes, tais como: a base legal, os
conceitos envolvidos, os formatos em Moodle, a sala online e a moderação.
Dentre os conceitos importantes para a compreensão do blendedlearning, não se pode confundir CLS com LMS. CLS é um Sistema de Gestão de Conteúdos, uma página na web para empilhar arquivos (pdf, powerpoint e documentação, por exemplo) sem nenhuma interatividade. É uma biblioteca, um depósito de material. Os CLSs mais modernos têm alguma interação possível, mas não é sua característica marcante. Depende, assim, da comunidade de aprendizagem. Se for uma comunidade de tricô, aeromodelo, de receitas de bolo, basta um pequeno grau de interação. O foco é que as pessoas adicionem suas contribuições.
O LMS, por outro lado, é um Sistema de Gestão de Aprendizagem. O objetivo dele é completamente diferente do CLS. O Moodle, por exemplo, é um software livre, ou LMS opensource. É possível usar o Moodle como um CLS, adicionando arquivos, mas, nesse caso, não se está usando o Moodle como um Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Aplicações E Tendências Do Uso De TICs Na Educação Superior Presencial No Brasil

O conceito inicial de blended-learning significa que uma parte do curso ou disciplina é presencial e outra parte é mediada pela internet. Hoje, em países como Estados Unidos, Portugal, Cuba, França, Brasil e Inglaterra, o blended-learning já pode ser entendido de outra forma. Nas universidades dos Estados Unidos, é comum o aluno cursar quatro disciplinas, duas delas a distância e duas em campi diferentes. Estamos no estágio em que a parte das atividades a distância está completamente descolada do ensino presencial, e este, por sua vez, já está há alguns anos se apoiando na internet. E isso já é meta do Ministério da Educação.
É esperado, pelo Ministério da Educação, que o aluno possa cursar, simultaneamente, várias disciplinas a distância e outras presenciais, a depender do tempo que ele tenha. Para isso, devem ser considerados alguns aspectos importantes, tais como: a base legal, os
conceitos envolvidos, os formatos em Moodle, a sala online e a moderação.
Dentre os conceitos importantes para a compreensão do blendedlearning, não se pode confundir CLS com LMS. CLS é um Sistema de Gestão de Conteúdos, uma página na web para empilhar arquivos (pdf, powerpoint e documentação, por exemplo) sem nenhuma interatividade. É uma biblioteca, um depósito de material. Os CLSs mais modernos têm alguma interação possível, mas não é sua característica marcante. Depende, assim, da comunidade de aprendizagem. Se for uma comunidade de tricô, aeromodelo, de receitas de bolo, basta um pequeno grau de interação. O foco é que as pessoas adicionem suas contribuições.
O LMS, por outro lado, é um Sistema de Gestão de Aprendizagem. O objetivo dele é completamente diferente do CLS. O Moodle, por exemplo, é um software livre, ou LMS opensource. É possível usar o Moodle como um CLS, adicionando arquivos, mas, nesse caso, não se está usando o Moodle como um Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog