Pela Supressão Dos Partidos Políticos
– Suprimir os partidos políticos. Todos, sem exceção. Enquanto organizações hierárquicas e rígidas, eles são por definição autoritários e repressivos, mostrando na maior parte dos casos um desrespeito absoluto pela res publica, e um talento indescritível em roubar dinheiro público.
Simone Weil, uma reformista revolucionária, uma das mentes mais brilhantes de sua geração, pouco antes de desaparecer prematuramente em 1943 nos deixou esta “modesta proposta”.
Simone Weil foi, sem dúvida, uma das personalidades mais marcantes do século XX, descrita inclusive por Camus como “o único grande espírito do nosso tempo”. Professora de Filosofia de profissão, foi sobretudo como ativista política e humanista que se destacou, juntando a isso a peculiaridade de ter sido uma das poucas ativistas de esquerda que, nascida numa família agnóstica, se converteu ao catolicismo, ainda que rejeitando a Igreja Católica como organização.
Foi neste contexto, doando parte do seu salário de professora a associações operárias, estando ao lado dos anarquistas na Guerra Civil Espanhola, e chegando até a trabalhar como operária nas fábricas da Renault para melhor compreender a vida das classes baixas (neste caso, dos operários) que acabou por falecer aos 34 anos em Inglaterra, enquanto ajudava a resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial, vítima de uma tuberculose que, tudo indica, terá sido facilitada pela pouca quantidade de alimento que ingeria em solidariedade com os colegas submetidos ao racionamento.
Foi nestes últimos anos em Inglaterra que a maior parte dos textos chave de Simone Weil foram escritos, muitos só publicados e descobertos pelo público postumamente. Um deles é este Pela Supressão Dos Partidos Políticos, onde, descrevendo os partidos políticos como organizações apenas capazes do mal devido à sua própria essência de devoção ao poder e de subjugação a uma doutrina interna que impede o pensamento pessoal de cada um dos seus membros, argumenta que só poderão existir políticas no sentido do bem comum quando os partidos forem suprimidos.
Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante
e ganhe esta camisa ou escolha outros dos
nossos brindes.