Paisagens Do Consumo

Com o avanço do processo de globalização, os estudos urbanos têm ampliado seus conteúdos, pois as dinâmicas globais e suas tendências trazem novos e consecutivos problemas, específicos e concretos, que precisam ser compreendidos.

Dentro dessas tendências mundiais, os setores do comércio e serviços são os que mais crescem, pois o mundo todo vai se tornando urbano. Desse modo, entender a realidade socioespacial atual significa observar as novas funções e especializações que surgem nas cidades. Nas metrópoles, pela densidade desses setores e pelas contradições socioespaciais existentes, essas dinâmicas ganham ainda mais complexidade.
Este livro tem como foco a análise do desenvolvimento do consumo e seus impactos na produção do espaço urbano. Trata-se de um grande desafio, pois elaborar um olhar reflexivo sobre o consumo não é tarefa fácil, em razão das diversas contradições presentes nessas relações. Além disso, esse olhar deve primeiro reconhecer as articulações entre a produção, a circulação, o comércio e o consumo, dentro do processo de generalização da mercadoria, para, posteriormente, analisar os impactos dessas atividades no espaço.
A geografia do comércio é uma subárea reconhecida por possuir um considerável embasamento teórico, construído no decorrer do tempo, tendo nos últimos anos apresentado um rol crescente de estudos e de enfoques bastante diversificados, tanto no plano teórico como metodológico, cujo objetivo central tem sido a compreensão da complexa realidade da sociedade de consumo mundial e seus impactos na produção do espaço urbano. Esse conhecimento produzido por equipes de pesquisadores1 amplia o diálogo em torno de um tema tão importante na atualidade, expandindo o conhecimento sobre os principais problemas.
Os estudos sobre o comércio e consumo devem, de modo geral, partir da articulação dialética entre as relações sociais de produção e consumo e a reprodução do espaço, para se chegar à análise crítica do urbano.
O grande desafio é buscar uma análise integrada do problema, ou seja, conjugar a abordagem das formas comerciais com as vivências, as experiências e as práticas urbanas. Trata-se de apoiar-se na dinâmica da cultura do consumo para compreender os novos espaços comerciais.

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Com o avanço do processo de globalização, os estudos urbanos têm ampliado seus conteúdos, pois as dinâmicas globais e suas tendências trazem novos e consecutivos problemas, específicos e concretos, que precisam ser compreendidos. Dentro dessas tendências mundiais, os setores do comércio e serviços são os que mais crescem, pois o mundo todo vai se tornando urbano. Desse modo, entender a realidade socioespacial atual significa observar as novas funções e especializações que surgem nas cidades. Nas metrópoles, pela densidade desses setores e pelas contradições socioespaciais existentes, essas dinâmicas ganham ainda mais complexidade.
Este livro tem como foco a análise do desenvolvimento do consumo e seus impactos na produção do espaço urbano. Trata-se de um grande desafio, pois elaborar um olhar reflexivo sobre o consumo não é tarefa fácil, em razão das diversas contradições presentes nessas relações. Além disso, esse olhar deve primeiro reconhecer as articulações entre a produção, a circulação, o comércio e o consumo, dentro do processo de generalização da mercadoria, para, posteriormente, analisar os impactos dessas atividades no espaço.
A geografia do comércio é uma subárea reconhecida por possuir um considerável embasamento teórico, construído no decorrer do tempo, tendo nos últimos anos apresentado um rol crescente de estudos e de enfoques bastante diversificados, tanto no plano teórico como metodológico, cujo objetivo central tem sido a compreensão da complexa realidade da sociedade de consumo mundial e seus impactos na produção do espaço urbano. Esse conhecimento produzido por equipes de pesquisadores1 amplia o diálogo em torno de um tema tão importante na atualidade, expandindo o conhecimento sobre os principais problemas.
Os estudos sobre o comércio e consumo devem, de modo geral, partir da articulação dialética entre as relações sociais de produção e consumo e a reprodução do espaço, para se chegar à análise crítica do urbano.
O grande desafio é buscar uma análise integrada do problema, ou seja, conjugar a abordagem das formas comerciais com as vivências, as experiências e as práticas urbanas. Trata-se de apoiar-se na dinâmica da cultura do consumo para compreender os novos espaços comerciais.

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